Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Notícias da Região do Cariri


EDITORIAL
10/11/2009 (11:50)
PELA ESQUERDA OU PELA DIREITA?


Sem arrodeios, existem duas regras, básicas, de trânsito que são desrespeitadas diariamente e que sozinhas devem representar a maior parte os acidentes em nossos dias: ultrapassagens proibidas pela DIREITA; e guardar a faixa da ESQUERDA sem pretender nenhuma ultrapassagem. Todos nós, dirigindo carros, motos ou dentro de algum transporte coletivo, por algum tempo durante o dia, estamos expostos a este tipo de situação.
De maneira geral, ultrapassar exclusivamente pela esquerda é regra NUNCA obedecida pelos motoqueiros. É impressionante! A motocicleta deve passar esta “impressão” ao condutor de “donos da situação”, seres intocáveis, perfeitos, incapazes de cometer erros de cálculo no tempo de uma ultrapassagem ou até mesmo da capacidade de reagir a um movimento inesperado de um motorista que será ultrapassado. Não é raro encontrarmos motoristas de carros, grandes ou pequenos, cometendo a mesma séria infração. O fato é que, exceto raríssimas exceções e ai me incluo, TODOS ultrapassam pela direita! Levados, talvez, pela impaciência de esperar infinitamente a hora em que o “magnífico” motorista à sua frente resolva tomar à faixa da direita e liberar a via, de ultrapassagem, para ultrapassagem.
Já deu pra notar que, atribuo parte dos problemas de trânsito aos que guiam veículos de 2 rodas, mas tenho meus argumentos. Quantos motoqueiros, em cada 10 que você conhece, têm carteira? Não conheço a estatística oficial, mas já ouvi dizer que seriam 4, ou até mesmo 5, “sem habilitação” na região do CRAJUBAR. Se partimos para cidades vizinhas esse número deve subir para 6 ou 7! Ou seja, não passaram pelos exames, muito menos pela preparação necessária ao entendimento de todas as regras de legislação e primeiros-socorros no trânsito. Quem nunca viu uma moto deitada no chão ao lado de algum desatento ou desafortunado motoqueiro? Estes são levados a conhecerem seus limites quando são abalroados e caem vítimas de sua própria imprudência ou imperícia. A desvantagem das motos é que não há cintos de segurança, nem air-bags, e que o pára-choque normalmente é a cabeça, tórax ou os membros do condutor e garupeiro.
Quero deixar uma mensagem aos, nobres, motoristas “proprietários das faixas da esquerda” dizendo: “Deixem-nos passar!”. Vocês também precisarão disto uma hora! Deixem o orgulho de lado, digo a ignorância, e entendam que não tem direito exclusivo do uso da faixa, apenas porque chegou ali primeiro! Quer chegar em primeiro lugar? Vá a um autódromo! Lá você pode ter sua chance. Arrisco dizer que, esse gesto evitaria pelo menos metade dos acidentes com moto que ocorrem, muitas vezes, da desatenção do motorista que trafega pela esquerda e devido à imprudência de motoqueiro que insiste em ultrapassar pela direita. Apelo também aos gestores do trânsito local que promovam campanhas educativas! Divulguem as estatísticas de acidentes e infrações. Fiscalizem veículos e condutores. Punam os infratores! A EDUCAÇÃO é ponto fraco de nossa nação. A educação no trânsito, ou a FALTA de educação, vem fazendo vítimas a todo instante. Não sejamos as próximas.




10/11/2009 (16:40)
ROBERTO MONTEIRO AFASTA MAIS DOIS INSPETORES DA POLÍCIA CIVIL
Por: Márcio Dornelles


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Monteiro, em nota à imprensa, decidiu afastar temporariamente os inspetores da Polícia Civil Márcio Feitosa Garcia e Vasconcelos Scakiotti. Segundo Monteiro, em entrevista na tarde desta quarta-feira (10) ao Ceará Agora, eles estavam na mesma operação em que foram presos os acusados de invasão à residência da delegada Alexandra.

"Eles estavam juntamente com o Dr. Francisco Cavalcante, a Dra. Alexandra Medeiros e o inspetor Fernando Cavalcante no grupo de pessoas que prendeu os assaltantes", confirmou o secretário. Os afastamentos correspondem à denuncia de suposta tortura sofrida pelos presos Otacílio Siqueira Júnior, Gilson Lopes Justino, Francisco Lopes Justino e Francisco da Silva Monteiro.

A crise na Polícia Civil do Ceará ganha mais um capítulo com a possível federalização das investigações.




10/11/2009 (19:50)
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE CASSAÇÃO DE DEPUTADOS ESTADUAIS CEARENSES
Por: Luciano Augusto


O Ministério Público Eleitoralenviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) representações para perda de mandato eletivo contra cinco deputados estaduais cearenses. Os políticos trocaram de partido sem apresentação de justificativas legais para a mudança de legenda.

Na lista de deputados estaduais que podem perder o mandato estão Ana Paula Gomes da Cruz Napoleão e Ronaldo Machado Martins, que saíram do PMDB para o PRB; Edson Silva, que deixou o DEM pelo PSB; Guaracy Aguiar, ex-PMDB e atualmente no PRB; e José Vasques Landim, que se desfiliou do PMDB e está no PR. Os dois últimos são suplentes em exercício.







10/11/2009 (19:55)
GUIMARÃES DEFENDE PEC QUE REDUZ JORNADA SEMANAL DE TRABALHO
Por: Luciano Augusto



O deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada cearense no Congresso Nacional, voltou a defender a aprovação da PEC 231/95, que determina a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas. Em um debate com parlamentares, representantes do setor empresarial e do movimento sindical, o petista afirmou que os empresários têm de “fazer um gesto”. “O setor privado tem de abrir mão de parte dos seus lucros. Só querem os incentivos, a parte boa? Tem de fazer sua parte também”, defendeu.

O deputado lembrou que a indústria brasileira continua crescendo e alguns setores até apresentam volume recorde de negócios. Para ele, isso é resultado de ações do Governo Federal, como a redução ou isenção de impostos. “O governo ajudou muito, abriu mão de arrecadação para garantir o aquecimento da economia”, disse.

Guimarães alertou para a importância da mobilização dos trabalhadores: “o Brasil vive um grande momento. Se não tratarmos dessa questão agora, os trabalhadores vão ficar para trás”.

Além de reduzir a jornada de trabalho, a PEC aumenta de 50% para 75 % o valor a ser acrescido na remuneração das horas extras. “Temos de fazer como está na PEC, reduzir a jornada sem reduzir o salário”, defendeu, ressalvando que falava como militante, não como coordenador, já que não questão fechada na bancada a respeito do tema.




10/11/2009 (13:06)
PEDÁGIO EM CAUCAIA. VETO DO PREFEITO LIDO NA CÂMARA MUNICIPAL
Por: Antonio Oliveira



O veto do prefeito de Caucaia, Washington Gois (PRB), ao projeto de lei que isenta proprietários de carros do município do pagamento do pedágio sobre a ponte do Rio Ceará foi lido na manhã de hoje na Câmara Municipal. O projeto, de autoria do vereador Deuzinho Filho (PMN), disciplinava que, para os donos de veículos registrados no Município, o pagamento do pedágio seria suspenso. Gois vetou o projeto alegando falta de informações sobre o impacto financeiro da medida.

"É uma justificativa vazia e os vereadores que aprovaram o projeto por saberem da sua importância para os moradores de Caucaia irão se sensibilizar para derrubar o veto do prefeito", disse Deuzinho Filho, que mobiliza donos de veículos que diariamente pagam o pedágio para acompanhar a votação, nesta quinta-feira, na Câmara Municipal.





10/11/2009 (15:16)
PARTIDOS DA BASE ARTICULAM CANDIDATURA DE CIRO EM SP
Por: Raphael Barros



Reunidos na sede do PDT, em São Paulo, oito partidos da base governista de Luiz Inácio Lula da Silva fecharam acordo para incentivar a candidatura de Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do estado paulista. Um detalhe cresce aos olhos: o candidato incentivado não estava na reunião.

Ciro foi escolhido pelo alto grau de aceitação entre os partidos da base lulista (PT, PDT, PSB, PSL, PSC, PRB, PTN, PPL e PCdoB). Além disso, o candidato contaria com o apoio do Presidente da República. Na reunião ainda decidiu-se procurar o apoio o PR, PP e PTB.

Apesar da insistência para que o político cearense seja candidato ao governo de São Paulo, Márcio França, deputado federal (SP) e líder do PSB diz: "Ciro tentará a Presidência caso se mantenha crescendo nas pesquisas à frente de Dilma até março. Mas ex-ministro da Integração está ciente de que, cada vez mais, o cenário se torna favorável a sua candidatura em São Paulo ".

Embora dirigentes dos partidos aliados queiram Ciro Gomes em São Paulo, o parlamentar já disse em diversas entrevistas que não tem interesse no Palácio dos Bandeirantes. Entretanto, o deputado já deixou claro que seu mandato pertence ao PSB e, assim, o que for decidido pelo partido será acatado por ele.




10/11/2009 (18:02)
SERVIDORES FEDERAIS NO CEARÁ ANUNCIAM GREVE PARA SEXTA-FEIRA
Por: Raphael Barros



O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado (SINTSEF), em nota à comunidade, informou que os servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE) vão paralisar as atividades a partir da próxima sexta-feira (13).

A categoria vai entrar em greve por tempo indeterminado para cobrar promessa do Governo Federal de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários acertado há meses, mas não implementado pelo Ministério do Planejamento.

De acordo com os servidores, as condições de trabalho são precárias e a remuneração é a pior de todo o Executivo Federal, sem falar da falta de Plano de Carreira específico e de política de capacitação e valorização do servidor.







10/11/2009 (15:54)
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO APROVOU PROJETO 14º SALÁRIO PARA PROFESSOR
Por: Christina Herbster



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira, 10 , um projeto de lei que institui o 14º salário para professores da educação básica da rede pública de ensino em todo o Brasil.

A proposta seguirá ainda para análise da Comissão de Assuntos Econômicos e depois, para a Comissão de Assuntos Sociais. Caso seja aprovada nas duas comissões, a proposta vai ser enviada para análise da Câmara dos Deputados.

A medida é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e teve como relator o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), autor do substitutivo que obteve a aprovação.

Vale ressaltar que para o professor da educação básica pública receber o 14º salário é necessário que este profissional aumente em até 50% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).







V10/11/2009 (09:34)
TRE PODE DECIDIR AMANHÃ FUTURO POLÍTICO DO MUNICÍPIO DE JARDIM(procurar áudio)
Por: Luciano Augusto



Expectativa no município de Jardim, na região do Cariri. O pleno do Tribunal Regional Eleitoral decide nesta quarta-feira sobre a cassação do prefeito Fernando Neves Pereira da Luz, o que pode determinar novas eleições














10/11/2009 (09:33)
TENTATIVA DE LINCHAMENTO: ACUSADO DE ESTUPRO É AGREDIDO NA CADEIA DE RUSSAS
Por: Márcio Dornelles


Um presidiário acusado de ter cometido o crime de estupro, foi vítima de linchamento na manhã desta segunda-feira (9), às 9h15, na Cadeia Municipal de Russas enquanto tomava banho de sol. Ele estava acompanhado de 12 detentos, quando outros sete foram liberados para o pátio interno para participar de uma aula.

Francisco de Assis Bezerra foi agredido pelos presidiários até a intervenção do agente carcerário Paulo, que o retirou com a ajuda do soldado Michael. Ele conduzido para as grades divisórias dos pátios. A juíza da comarca de russas, Antonia Neuma Dias Vasconcelos, determinou Francisco de Assis fosse encaminhado à regional do muncípio enquanto aguarda transferência.










10/11/2009 (09:15)
CÂMARA DE JUAZEIRO DO NORTE TERÁ ESCOLA LEGISLATIVA
Por: Luciano Augusto



A mesa diretora da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte apresentou e aprovou a criação da Escola Legislativa, na sessão do dia 03 de novembro. Este projeto proporcionará aos servidores do Poder Legislativo e Vereadores um maior aprofundamento sobre o regimento interno da casa e também, as leis orgânicas do município, esclarecendo sobre projetos de lei, resolução e indicação que são apresentados e apreciados.










10/11/2009 (09:17)
ASSENTAMENTO DO CRATO TEM APIÁRIO COM 390 COLMÉIAS
Por: Luciano Augusto



O Assentamento 10 de Abril, localizado no município do Crato, produz mel de abelha de excelente qualidade. Com 390 colméias, é o maior apiário do município, chegando a produzir até sete mil quilos de mel por ano. Toda produção é vendida no mercado regional do Cariri




















10/11/2009 (09:19)
OBRAS DO CANAL DO RIACHO SECO EM BARBALHA SERÃO RETOMADAS
Por: Luciano Augusto



Um problema antigo dos morados dos bairros Cirolândia e Nossa Senhora de Fátima estará com os dias contados. O canal do Riacho Seco, situado na Avenida Perimetral Leste e que tanto traz transtornos aos moradores, tem seu projeto em fase de licitação.

A obra está há muito tempo inacabada e muitas são as dificuldades sofridas pelos moradores que residem próximo ao canal. Dentre elas, está o mau cheiro, mosquitos, lixo acumulado e a não conclusão do pavimento da avenida que o cerca, já que somente um lado foi realizado servindo de mão dupla para carros. O que já acarretou em muitos acidentes. Alguns trechos quando chove fica impossibilitado até de passar a pé.





10/11/2009 (09:29)
GELADEIRAS DO IML DE JUAZEIRO DO NORTE ESTÃO QUEBRADAS
Por: Luciano Augusto



As câmaras frigoríficas (geladeiras) do IML de Juazeiro estão quebradas há mais de um ano. As quatro câmaras tem capacidade para dois corpos cada, porém paradas, obrigam o IML a usar as câmaras da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte.







10/11/2009 (10:58)
CÂMARA DE JUAZEIRO APROVA LEI QUE PROÍBE COBRANÇA DA TAXA DE ESGOTO


Mirelly Morais

A cobrança da taxa de esgoto no município de Juazeiro do Norte há muito vem sendo questionada. A população reclamou e foi ouvida pelos poderes públicos. A Câmara Municipal aprovou um projeto de Lei que proíbe a cobrança da taxa de esgoto pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O projeto foi sancionado pelo prefeito Manoel Santana e virou Lei. Restam agora, aos poderes municipais, as medidas cabíveis ao cumprimento da Lei.

O contrato de concessão dos serviços entre a prefeitura e a Cagece foi realizado, no ano de 2003, pelo então prefeito Carlos Cruz e deve durar por 30 anos. A Lei versa que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) fica proibida de cobrar tarifa referente à taxa de esgoto no município de Juazeiro do Norte, até que se conclua o saneamento básico e seja oferecido um serviço de qualidade à população.

O vereador Roberto Sampaio Lima (PSB), autor do projeto, declarou-se muito feliz com a sanção da lei. Segundo ele, “era uma luta antiga para tentar combater a famigerada taxa de esgoto”. De acordo com o vereador, “o saneamento básico de Juazeiro é uma farsa, nunca houve saneamento na cidade”. Sampaio acrescentou que “essa Lei representa o marco de uma luta antiga da população” e que a Cagece, independente do acordo contratual, deve seguir a determinação da Lei municipal.

De acordo com o presidente da Casa, José de Amélia Júnior (PSL), a Lei é totalmente constitucional e legal, não podendo ser questionada. Porém, ele alerta que não tem eficácia imediata, podendo passar a valer somente decorrido o prazo do contrato atual entre a Cagece e a prefeitura de Juazeiro, que foi realizado com base em Lei anterior.

Versão questionada pelo vereador Gledson Bezerra (PTB), que alertou sobre a aplicação da Lei dizendo que esta pode vir a ser questionada, porém, de imediato, deve-se fazer valer o seu cumprimento. Pois de acordo com ele, “a Lei é sim de aplicação imediata”. Segundo ele, a partir da publicação, a população deve parar de pagar a taxa de esgoto, “até que a Cagece, sentindo-se prejudicada, acione o judiciário para que este resolva o caso”, conclui Gledson. A Cagece foi procurada pela reportagem para pronunciar-se a respeito, mas alegou ainda não ter sido oficialmente comunicada da decisão.











10/11/2009 (11:04)
POPULAÇÃO REIVINDICA CONCLUSÃO DE MATADOURO PÚBLICO DE CAMPOS SALES


O município de Campos Sales sediou mais um Governo Itinerante e por um dia, a cidade se transformou na capital do Estado. Durante a solenidade, o governador Cid Gomes fez a entrega das carteiras de habilitação popular e assinou o termo de adesão do programa de cooperativa federativa, onde foram investidos R$ 670 mil reais, que beneficiarão os municípios de Campos Sales, Missão Velha e Tarrafas. Além da assinatura do termo de adesão ao programa Garantia Safra, que beneficiará 45 mil agricultores.

No decorrer do evento, a população fez alguns questionamentos ao governador e aproveitou para cobrar a conclusão do matadouro público regional, que vai atender aos municípios de Campos Sales, Salitre e Araripe. A obra vai contribuir para a melhoria do processo de higienização do abate de animais, tendo em vista, a situação que se encontram alguns matadores da região, que correm sérios riscos de interdição por causa das condições inapropriadas de funcionamento. Ao ouvir os apelos da comunidade, Cid prometeu se empenhar para liberar o restante dos recursos necessários para a conclusão das obras, que tem apenas 50% concluída.

Os moradores também cobraram medidas para combater a insegurança nos município que fazem divisa com os estado de Pernambuco e Piauí, onde constantemente, a população sofre com violência, assaltos e a ação de bandidos. O tráfico de drogas e a prostituição também estão deixando a sociedade com medo.

O secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, que também esteve em Campos Sales, disse que o efetivo policial do município é suficiente, considerando as condições do Estado e as peculiaridades da região.

A melhoria no abastecimento d’água para os municípios do Cariri Oeste e a pavimentação asfáltica da Estrada da Confiança também foram pontos reivindicados pelos moradores.














O Metrô do Cariri deve ter uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia.



O Governo do Estado do Ceará vai entregar à população da Região do Cariri, no dia 24 de novembro, a conclusão das obras do Metrô que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Em solenidade com a presença do governador Cid Gomes, serão inaugurados os 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o Metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve um investimento de R$ 25.190.720,90 em recursos próprios do Estado. A definição da data da inauguração aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília, durante reunião do governador Cid Gomes com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.
Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O Metrô do Cariri percorrerá nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.
O projeto do Metrô do Cariri deverá beneficiar uma das regiões mais importantes do Ceará. Faz parte de um conjunto de ações do plano do Governo do Estado do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado.
O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, diz que o Metrô do Cariri tem todos os elementos para se tornar o vetor estruturador do transporte público urbano de passageiros na região do Cariri. “O Metrô do Cariri foi concebido para ser integrado com os demais modais de transporte público de passageiros que permearão uma rede capilar nos demais bairros, principalmente nos municípios do Crato e Juazeiro”, diz.
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive