Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Cariri



BARRO COMPLETA 58 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

O município de Barro comemorou 58 anos de emancipação política ontem com festejos nos oito distritos da cidade. As festividades estão sendo realizadas desde a última sexta-feira, quando teve início a Vaquejada do Barro. Localizado na região do Cariri, o município de
Barro, que antes fazia parte da cidade de Milagres, foi emancipado no dia 22 de novembro de 1951. Hoje o município abriga cerca de 20 mil habitantes em uma pequena área de apenas 698 quilômetros quadrados.










A biografia “Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão” encabeça a lista dos mais vendidos na Livraria Cultura de São Paulo. A obra é o resultado da pesquisa do escritor e jornalista Lira Neto que, na biografia, se debruça sobre a vida do líder religioso. Baseado em documentos, o autor reconta os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. A obra pretende desfazer equívocos históricos e ajudar a enxergar o homem por trás do mito.

O lançamento aconteceu no último dia 16 e a vendagem surpreende a todos até mesmo os diretores da editora Companhia das Letras. As atenções se voltam, agora, em relação ao estado do Ceará, terra do “Padim”. Em Juazeiro do Norte, o lançamento está previsto para o dia 2 de dezembro, no auditório do Centro Cultural BNB Cariri e, em Fortaleza, no dia 8 de dezembro no Centro de Cultura Dragão do Mar. O livro não vai demorar chegar ao vaticano.

É que o bispo diocesano, dom Fernando Panico, fará uma remessa de exemplares para grandes líderes da Igreja Católica, a partir do Papa Bento XVI. O Jornal Folha de São Paulo, por exemplo, noticiou que o bispo comprou cinco cópias, incluindo a sua e do núncio apostólico dom Lorenzo Baldisseri. Os outros três exemplares vão para o Vaticano: um para o papa Bento XVI, outro para o cardeal brasileiro dom Claudio Hummes, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e para o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertoni.

Dom Fernando não esconde o entusiasmo pela idéia de transformar em santo o Padre Cícero Romão Batista, excomungado no passado devido a seus relatos de milagres em Juazeiro. A biografia de Lira Neto vasculhou os arquivos secretos do Vaticano. Ele descobriu a estratégia da Igreja Católica de absolver o padre e colocá-lo na fila rumo a uma beatificação, com a intenção de conter o avanço evangélico no maior país católico do mundo.

Cariri Shopping inicia expansão



Projeto arquitetônico do Cariri Shopping, que contará com novos espaços gastronômicos, além de 188 lojas

24/11/2009


Crato. Iniciados os trabalhos de expansão do Cariri Shopping, localizado em Juazeiro, no chamado Triângulo Crajubar, entre Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. O investimento é de R$ 30 milhões. Quando concluído, será o maior do Interior do Nordeste. Vai atender a 42 municípios do Cariri e região Centro-Sul e mais outros municípios de Pernambuco, Paraíba e Piauí, que se limitam com o Ceará. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em abril em 2011. A execução das obras não vai interferir no funcionamento normal do Shopping, garante a direção do local.

De acordo com o projeto arquitetônico, apresentado com exclusividade para o Diário do Nordeste, serão criados novos espaços gastronômicos, áreas de lazer e cultura e estacionamento no primeiro pavimento, além de 188 lojas, quatro âncoras, um hipermercado, quatro salas de cinema, tipo "stadium", com capacidade para 1.000 pessoas. A área bruta locável passará de 13 mil m para 25 mil m.

A gerente de marketing, Alessandra Lourenço, afirma que a expansão do empreendimento foi projetada dentro da expectativa da Região Metropolitana do Cariri que vem passando, segundo afirma, por um grande surto de desenvolvimento. A direção levou em conta também o crescimento do fluxo de frequência do público ao Shopping. 600 mil pessoas por mês, um crescimento de 50% com relação ao ano de 2006. De janeiro a setembro deste ano, foi registrado um aumento de 70% no volume de vendas.





23/11/2009 (09:23)
APRENDIZAGEM DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL SERÁ AVALIADA

Mais de 600 mil alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais e municipais vão ser avaliadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará(SPAECE).A meta é diagnosticar a qualidade da educação pública cearense para implementar melhorias no ensino fundamental e médio das escolas estaduais e municipais.As provas serão aplicadas a partir desta terça- feira 24 e 26 para estudantes do Ensino Médio da rede estadual nos dias 2 e 3 de dezembro,serão avaliados os alunos do Ensino Fundamental.Ao todo 600 mil alunos irão participar do SPAECE.
O SPAECE avaliará as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A Seduc conhecerá o nível de leitura, além das competências nessas disciplinas dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (Spaece-Alfa).





23/11/2009 (10:34)
URCA INICIA A XII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Será aberta, na manhã de hoje, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a XII Semana de Iniciação Científica da Instituição, o maior evento na área da pesquisa científica na região. O tema será “Ciência e Sociedade: Caminhos para o Futuro”. Mais uma vez a URCA supera o número de inscritos, com mais de 1000 participantes e cerca de 600 trabalhos de iniciação científica, para serem apresentados durante o evento, que se prolonga até a próxima sexta-feira, com palestras, mini-cursos, apresentação de trabalhos e painéis.
Segundo o Pró-Reitor de Pòs-Graduação e Pesquisa, Professor Álamo Feitosa os trabalhos a serem apresentados de forma resumida estarão dentro dos princípios básicos que norteiam as normas de pesquisa científica, sendo importante estímulo ao desenvolvimento dessas atividades no âmbito acadêmico. Álamo ressalta estarem participando do evento, a ser aberto pelo Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, oito instituições de ensino superior.
O objetivo da XII Semana, segundo ele, é avaliar os trabalhos de cerca de 140 bolsistas do CNPq, Capes e Funcap. Outro ponto importante é propiciar uma interligação da pesquisa dentro da Universidade, além estimular o aluno que inicia essa atividade a treinar a sua desenvoltura a apresentar trabalhos científicos em público. “Esse evento expressa a vitalidade da Universidade, apoiando o aluno pesquisador e fortalecendo a Instituição”, explica o Pró-Reitor. A palestra de abertura, na manhã de hoje, será proferida pelo Professor Doutor, Josué Mendes Filho, com a temática “Ciência, Um Caminho Para o Futuro”.





23/11/2009 (09:32)
DEPUTADOS CEARENSES NA MIRA DA JUSTIÇA

Mais um escândalo envolvendo a Câmara dos Deputados. O jornal Folha de São Paulo publicou neste domingo uma reportagem denunciando que deputados federais utilizaram notas fantasmas em suas prestações de contas da verba de desempenho parlamentar(VDP). Dois deputados federais do Ceará são suspeitos dessa prática: Eugênio Rabelo(PP) e José Airton Cirilo(PT).
A Folha de São Paulo teve acesso a caixa preta das notas fiscais por decisão judicial e apurou que José Airton alugou carros de uma empresa inexistente em Pacajus. Já Eugênio Rabelo é acusado de ter alugado veículos de uma empresa que não existe e que segundo a nota apresentada por ele à Câmara Federal funcionaria no município do Eusébio. Airton Cirilo e Eugênio Rabelo negam ter cometido qualquer irregularidade na prestação de contas de sua VDP. Alegam que o serviço foi prestado e rejeitam ter cometido alguma fraude.






23/11/2009 (13:59)
POLICIAL MILITAR É SEQUESTRADO

Uma família do município de Cabrobó, no sertão do Pernambuco e já bem próximo à região do Cariri, está desesperada. O militar Hermy Januario da Silva (foto) mais conhecido como Cabo Hermy está desaparecido desde a última quinta-feira, dia 19 de novembro. Segundo informações de familiares, por volta das 22h30min ele tinha acabado de sair da Faculdade em que estuda no município de Belém do São Francisco (PE) para retornar à sua residência.






101 casais participam de casamento coletivo

Foto da matéria

A maioria dos casais era da zona rural do município de Limoeiro do Norte e muitos são beneficiários do Programa Bolsa Família, do Governo Federal
Foto: Melquíades Júnior

24/11/2009


Iniciativa atendeu casais que já viviam juntos, mas não tinham condições de pagar pelo registro civil

Limoeiro do Norte. Casamento exige dedicação, respeito, responsabilidade, amor. E pelo menos R$ 105 para fazer o registro civil. Quem não tem essa quantia e já "juntou os panos" teve oportunidade de dizer o "sim" para um juiz e, gratuitamente, documentar a união e assegurar os direitos de marido e mulher. Em Limoeiro do Norte, 101 casais carentes foram registrados no maior casamento coletivo já realizado na região, numa parceria do Tribunal de Justiça do Estado, Rotary Club e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Cidadania.

Foi quando surgiu essa oportunidade que a agricultora Maria José Gomes da Silva dirigiu-se para o agricultor Joseir da Costa: "E aí, você aceita casar comigo?". Os dois riram, porque estão juntos há 16 anos, mas sentiam que estavam casando de novo. Mesmo depois de tanto tempo, tinham o nervosismo típico de quem vai casar. O juiz João Dantas Carvalho chamava os noivos pelo nome e fazia a tradicional pergunta. Quando indagado, o agricultor Erinaldo da Silva estava tão nervoso que só soube levantar o polegar direito como sinal de positivo. "É pra dizer ´sim´", explicou a noiva. A filha única de Joseir e "Mazé" registrava tudo com uma câmera fotográfica, feliz de ver os pais casados "no papel". A maioria dos casais beneficiados vive na zona rural e muitos são beneficiários do Programa Bolsa Família. A rusticidade das mãos grossas e calejadas contrastam nos noivos com as alianças douradas nos dedos, calças sociais, camisa de "pano passado" e vestidos de cetim.

Para Pedro Luciano Lima, titular da Secretaria de Ação Social de Limoeiro, além de representar uma economia para famílias, "assegura direitos para os casais. Várias instituições se uniram para proporcionar este evento", coloca.

24/11/2009 (09:20)
GREVE DOS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO JA DURA 11 DIAS
Por: Luciano Augusto



Servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Ceará seguem com a greve que já dura 11 dias. O principal ponto de concentração dos grevistas continua sendo a sede da Superintendencia Regional do Trabalho (SFT), no Centro de Fortaleza. O superintendente do SRT, Papipo de Oliveira, ainda não sinalizou para uma negociação, e considera a manifestação injusta (Com informações do Diário do Nordeste).





24/11/2009 (08:59)
UNIVERSITÁRIOS DE SOBRAL PROMOVEM CAMPANHA PELA RECUPERAÇÃO DE LAGOA
Por: Márcio Dornelles



Estudantes do 8º período do curso de Letras da Universidade Vale do Acaraú, realizam, em Sobral, uma manifestação para chamar a atenção das autoridades para a recuperação da Lagoa da Fazenda, um dos símbolos históricos da cidade, atualmente poluída. A ação acontecerá nesta quarta-feira (25), às 17h, e a idéia é dar um abraço simbólico nos quase 1.500 metros de extensão da lagoa.

O evento terá música e contará com a presença de autoridades locais, da imprensa e da população, convocada a participar da manifestação.







24/11/2009 (07:39)
MISTÉRIO PARA POLÍCIA COM SUMIÇO DE MOTORISTA E CARRETA NA BR 020
Por: Antonio Oliveira



A Polícia das Região dos Inhamuns desencadeou ações para tentar localizar o motorista José Divino Soares que desde a última sexta-feira desapareceu quando estava dirigindo, pela BR 020, uma carreta, modelo Volvo, cor branca, que transportava 23.500 Kg de tintas. Um representante da empresa responsável pela carga procurou a Polícia para fazer o registro do desaparecimento do motorista





23/11/2009 (18:44)
O INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ COMEMORA 65 ANOS
Por: Raphael Barros



O Instituto do Câncer do Ceará completa 65 anos. Para comemorar a data, a instituição organiza atividade entre os dias 25 e 27 de novembro. Também se comemora na ocasião os 10 anos do Hospital do Câncer do Ceará.

A instituição filantrópica mantém também a Escola Cearense de Oncologia e a Casa Vida, local de apoio criado para atender pessoas carentes que estão em tratamento no Hospital do Câncer.

O Instituto é referência no diagnóstico, tratamento e na pesquisa em oncologia no Norte e Nordeste e realiza por mês cerca de 19 mil atendimentos, sendo 70% de pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde.





23/11/2009 (17:34)
PORTO DO PECÉM É DESTAQUE ENTRE OS PORTOS BRASILEIROS
Por: Raphael Barros



O Porto do Pecém continua na primeira colocação no ranking dos exportadores de frutas. Também mantém excelentes posições na exportação de carne congelada e produtos siderúrgicos. A movimentação do porto, até outubro, foi de 1.435.306 toneladas de mercadorias, o que representa um aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2008.

Com relação à exportação de frutas no âmbito nacional, o Porto do Pecém é o primeiro colocado, tendo atingido a marca de 184.231 toneladas. Seguido pelos portos de Santos, Salvador, Rio Grande, Natal Mucuripe e Suape. A castanha de caju é o item mais comercializado.

Outro destaque ficou por conta da carne congelada, com uma movimentação de 20.552 toneladas. Esse número representa um aumento de 396% em relação à movimentação de 2008. O Pecém também é destaque na movimentação de produtos siderúrgicos (bobinas, chapas, fio máquina), com a segunda colocação no ranking de importação, sendo ultrapassado apenas pelo porto de Santos.







23/11/2009 (15:13)
MP SOLICITA PARALISAÇÃO DO METRÔ DO CARIRI DEVIDO A SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
Por: Luciano Augusto



O Ministério Público do Estado do Ceará ingressou com ação civil pública com tutela antecipatória em caráter de urgência, já distribuída para o juíz da 3ª Vara de Juazeiro do Norte, Gúcio Carvalho Coelho, requerendo que seja determinado ao Estado do Ceará, ao METROFOR, ao DETRAN-CE, ao DEMUTRAN – Juazeiro do Norte e ao DEMUTRAN - Crato, a obrigação de não inaugurarem nem iniciarem a operação do chamado “Metrô do Cariri”.

Segundo o MP, é necessário comprovar perante o Judiciário, a colocação de toda a sinalização horizontal, especificamente as pinturas das caixas e “cruzes de Santo André” e dizeres respectivos (obedecendo a legislação de trânsito) em todas as passagens de nível ao longo da via férrea.

Fica determinada também a obrigação de não circular composições ferroviárias do chamado “Metrô do Cariri” enquanto não houver sido comprovada perante o Judiciário a colocação de toda a sinalização horizontal, especificamente as pinturas das caixas e “cruzes de Santo André” e dizeres respectivos (obedecendo a legislação de trânsito) em todas as passagens de nível ao longo da via férrea – independentemente da inauguração formal do mesmo.

Os promotores de Justiça de Juazeiro do Norte e de Crato, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro e Élder Ximenes Filho, pretendem que o magistrado ordene que o Estado do Ceará, o METROFOR, o DETRAN-CE, o DEMUTRAN – Juazeiro do Norte e o DEMUTRAN - Crato, realizem campanha educativa de segurança no trânsito especificamente voltada para a orientação da população quanto à próxima entrada em operação do “Metrô do Cariri”, enfatizando a obrigatoriedade das paradas em todas as passagens de nível (nos termos do Código Nacional de Trânsito e regulamentações) – a ser iniciada no prazo de 15 dias, sendo no mesmo prazo juntado aos autos plano de estratégia de mídia detalhado, informando como tal campanha deverá ser levada a efeito e qual a duração da mesma – independentemente da inauguração formal da mesmo.

Assessoria de imprensa do Ministério Público do Ceará







TV Diário - 24/11/2009 - 15:56
Mais de 30 armas desaparecem da 2ª Companhia do 6º BPM de CaucaIA O Comando Geral da Polícia Militar instaurou inquérito policial para investigar onde estão 34 armas que pertecencem a 2ª Companhia do 6º Batalhão, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Durante inspeção interna realizada na noite da última segunda-feira (23), policiais detectaram a ausência de 29 revólveres e 5 pistolas ponto 40.
Todos os militares que trabalham na unidade já foram ouvidos para auxiliar nas investigações. A polícia vai conduzir os trabalhos baseada em três hipóteses: se as armas foram pegues por policiais e entregue a bandidos, entregues para outros policiais ou se estão em outro espaço da unidade e ainda não foram localizadas
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive