Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

domingo, 21 de março de 2010

Agricultores pedem ações do Estado

Agricultores pedem ações do EstadoCrato As chuvas que caíram no Dia de São José, no Cariri, não alteram o índice de perda do plantio levantado por três equipes da Secretaria de Políticas Agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato. A pesquisa feita pelos sindicalistas em 85 plantios de nove distritos apresentou a seguinte perda: arroz, 85%; feijão, 80%; Amendoim, 80% e milho, 75%. A preocupação agora é com a pastagem para o gado.




De acordo com a Delegacia Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece), o quadro é o mesmo na maioria dos 28 municípios da região. O delegado regional Francisco Alves diz que, em Jardim, por exemplo, os agricultores nem chegaram a plantar. A umidade não foi suficiente para germinar os grãos.



Os escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) estão concluindo uma pesquisa de campo para ser enviada ao Governo do Estado e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O gerente regional, Adonias Sobreira, disse que não está autorizado a informar os índices de perdas, mas antecipou que são significativos. Adonias confirmou a informação de que, em alguns municípios, os pequenos produtores que receberam sementes ainda estão esperando pela continuidade das chuvas.



Pasto



No momento, a preocupação é com a pastagem. O gerente regional da Ematerce está antevendo um cenário mais preocupante, a partir de julho, quando começar a faltar pasto para os animais. Por enquanto, o Cariri está verde. Com as chuvas dos últimos dois dias, os pecuaristas garantem a pastagem para o rebanho até julho. "Se a quadra chuvosa não tiver continuidade, só Deus salva o gado", analisa Adonias Sobreira.



Diante deste quadro, os sindicatos rurais estão reivindicando junto ao Governo Federal a liberação imediata dos recursos do Seguro Safra. No Crato, 2.863 agricultores participam do programa. Os sindicalistas solicitam também o aproveitamento das águas públicas do açude Thomaz Osterne de Alencar, que abastece o Vale do Carás nos municípios de Crato, Juazeiro, Barbalha e Missão Velha, além da democratização das fontes perenes que jorram do sopé da Serra do Araripe e que, no momento, estão sendo utilizadas por particulares.



No mesmo documento, que também será entregue ao prefeito, o sindicato sugere o emprego da mão-de-obra rural no roço das estradas vicinais como forma de evitar o êxodo rural. O documento pede a ampliação do programa Bolsa Família, o refinanciamento das dívidas dos agricultores familiares, a liberação de kits de irrigação e a implementação do Programa Nacional de Habitação Rural.



Espera



Tradicionalmente, o Vale do Jaguaribe é uma das últimas regiões a plantar. Os produtores já receberam as sementes, mas nem mesmo o sorgo, que precisa de menos água, não teve como vingar.



A água continua pouca, com qualidade suspeita em localidades como as da Chapada do Apodi. Mas a estiagem não provocou desabastecimento dos reservatórios, que aumentaram o volume com as águas do Açude Castanhão, que teve quatro comportas abertas durante 18 dias. O açude Castanhão continua liberando água apenas por uma de suas válvulas dispersoras.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive