Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FESTA DE JAMACARU 2010



JAMACARU FESTEJA A MAIOR E MELHOR FESTA RELIGIOSA DO CARIRI
A tradicional festa religiosa, também conhecida como festa de setembro, acontecerá entre os dias 18 e 26, uma homenagem a Nossa Senhora das Dores, padroeira do distrito de Jamacarú, região serrana de Missão Velha.
O tema desse ano é: Com a Mãe das Dores formando seus devotos em redes de comunidades.
O evento tem apoio do Governo Municipal, realizado pela paróquia de Jamacaru, coordenado pelo padre Lindolfo Lindomar e Conselho Pastoral. No sábado (18) será colhido o Pau da Bandeira que será posto na praça às12h, em frente a Igreja Matriz, o hasteamento da bandeira será domingo (19).  O pau da bandeira, é retirado da mata localizada no terreno da Wognon Macêdo Fechine , após a retirada da madeira é plantado outra árvore para preservar o meio ambiente.
Festa de Nossa Senhora das Dores
Jamacaru - Ceará
18 a 26 de setembro de 2010
A Festa de Nossa Senhora das Dores, do Distrito de Jamacaru, em mais uma edição, completará seus 126 anos de pau da bandeira. Primeiro, tem início com a caminhada do pau da bandeira originado da mata nativa da Chapada do Araripe; como contribuição para o meio ambiente e para preservar a espécie cortada, há mais de 10 anos se planta no local uma nova árvore da mesma espécie. O percurso tem uma trajetória de aproximadamente 5Km.
A retirada do tronco e a caminhada são feitos com muita organização e participação de um grande número de pessoas, desde jovens, adultos e idosos. Fato de grande relevância é a não tolerância do uso de bebidas alcoólicas, para não causar acidentes. Centenas de homens e mulheres de fé participam de momento tão ímpar e marcante na religiosidade local. Por isso que ao longo de 126 anos de existência do evento, nunca houve um acidente sequer.
Tradicionalmente, o pau chega à sede, por volta do meio dia e com muita coragem e destreza dos homens, percorre-se as principais ruas do distrito. No dia seguinte, acontece o hasteamento, que é outro momento encantador e emocionamente, feito com uma técnica aperfeiçoada que em poucos minutos a bandeira já está hasteada. No mesmo dia, inicia-se o novenário; durante este período acontecem novenas, missas, e muitas barracas com comidas típicas, há também uma parte de diversão, seresta dançante e muitas outras atrações.
Já no sábado que antecede o último dia da festa acontece o tradicional leilão beneficente das prendas ofertadas por toda comunidade paroquial. No domingo, encerrando-se com missa solene às 10h da manhã,  e grande procissão da imagem da padroeira Nossa Senhora das Dores, a imagem é conduzida por filhos da terra à caráter, percorrendo as principais ruas do distrito, encerrando-se com o tradicional beijo da imagem.
Este ano haverá uma mudança com relação a seresta que acontecerá no sábado da chegada do pau da bandeira e que tradicionalmente era realizada na sexta feira que antecedia ao leilão.
FESTA DE JAMACARU 2010
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive