Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Movimento pela emancipação de Jamacaru

Além de fatores ambientais favoráveis, a criação de Jamacaru é o resultado da combinação de outros fatores como: a fuga da gurerra, a emigração de europeus em busca de oportunidades em uma nova terra, o poder financeiro da família Félix Italiano e a ação evangelizadora da igreja católica. Sendo assim, a igreja, detentora de grande poder financeiro influencia fortemente a educação municipal com a construção do Juvenato São José de Missão Velha em 1942, pela Congregação Marista e da construção da Escola Pe. Amorim de Jamacaru em 1958, pelo Padre Manoel Lemos de Amorim. Neste sentido, em 1960 a sede Juvenato São José de Missão Velha, passou a ser do Ginásio Paroquial, quando a Paróquia de São José comprou o referido prédio. Por volta de 1915, Goianinha(Jamacaru) contava com mais ou menos 25 casas e uma capela.


JAMACARU PASSA À CATEGORIA DE DISTRITO

No quadro da divisão administrativa do Brasil, relativo ao ano de 1911, Missão Velha compõe-se dos distritos de Missão Velha, Missão Nova e Goianinha.
Um fato curioso é que Jamacaru já pertenceu ao município de Barbalha, pois o território de Missão Velha foi desmembrado daquele municipio.
Efetivamente, Jamacaru deixa de ser vila e passa a categoria de distrito em 1943 pelo Decreto Lei N°1.114 de 30 de dezembro de 1943, assinado pelo então prefeito (interventor) municipal Raimundo Gonçalves de Lucena. para tanto, o nome Goianinha foi substituido por Jamacaru. Este adveio de uma das famílias que representou Missão Velha e Goianinha em cargos políticos e administrativos: a família Jamacaru.

JAMACARU PASSA À CATEGORIA DE PARÓQUIA

Em 1957, havia grande vontade do povo de Jamacaru no sentido de elevar este distrito à categoria de paróquia. Sendo assim, graças abnegação de alguns líderes jamacaruenses aliada a boa vontade do Monsenhor Antônio Feitosa, então vigário de Missão Velha, surgiu um grande movimento com este objetivo.Entre os principais líderes do movimento podemos destacar: o ex-vereador Raimundo Rodrigues do Nascimento (Valmir) e os senhores Deusdete, João Lourenço de Araújo, Dorgival Rodrigues, Francisco Vieira de Quental, sendo os três últimos de saudosa memória O movimento obteve pleno êxito e no dia 28 de outubro de 1957, foi criada a Paróquia de Jamacaru, sob a proteção de Nossa Senhora das Dores, por Padre Manoel Lemos de Amorim. durante os dois anos em que esteve à frente da paróquia de Jamacaru, o Padre Amorim desenvolveu um brlhante trabalho pastoral e educacional. Fundou um Educandário, que mais tarde passou a ser chamado de EDUCANDÁRIO PADRE AMORIM, uma justa homenagem ao seu fundador. Hoje chamada Esola de Ensino Fundamental e Médio Padre Amorim que tem sido de extrema relvância para a educação de Jamacaru e da região.
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive