Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Transcariri fm inaugura seu site.



A Emissora, criada por iniciativa dos irmãos Francisco Gidalberto Rodrigues Pinheiro e Tardyne Rodrigues Pinheiro, nasceu no ano de 1995 com o intuito de ser a rádio porta-voz do povo de Missão Velha e também para divulgar a história e os acontecimentos da cidade. E emissora é pertencente à Associação Comunitária Ana Roberto - ACAR que está localizada no distrito Aleixo.

Desde a sua fundação já prestou vários serviços de utilidade pública à população de Missão Velha e destritos.
Veja alguns deles:
Share:

Pleito pela emancipação sobe para 45 distritos


O assunto foi tema do programa"JAMACARU EM FOCO" do domingo dia 28 de março de 2010, apresentado por Isaias Rodrigues. 

Pleito pela emancipação de novos distritos


Fortaleza. Aumenta para 45 a quantidade de distritos que solicitaram pedidos de emancipação. De acordo com a Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios da Assembleia Legislativa do Ceará (AL), os pedidos ainda podem ser entregues, não havendo prazo final para este tipo de solicitação. Enquanto isso, a primeira fase para qualificar os distritos aptos a serem emancipados será concluída na próxima semana, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indicará quais deles possuem um mínimo de oito mil habitantes, um dos requisitos para o processo.

No entanto, o presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão Maia, indica que nem todos estão aptos para a fase seguinte. "Acho que de 15 a 20 distritos possuem mais de oito mil habitantes. Depois iremos verificar, junto à Receita Federal, a viabilidade econômica de cada um deles", afirma Mourão, completando que a Assembleia Legislativa não pode se negar a receber um pedido de emancipação, mesmo que o distrito não atenda aos requisitos mínimos exigidos no referido processo.

Na próxima terça-feira, à tarde, haverá mais uma reunião com a comissão na AL, no intuito de verificar os projetos aptos a continuarem no processo de emancipação. Mourão explica que, geralmente, a proposta de criação de novo município é elaborada pelas comunidades. Segundo ele, o processo "mais difícil" é a realização de um plebiscito, pelo qual a população de cada distrito votará se está a favor ou contra a emancipação.

Por conta disso, o processo é demorado até chegar à finalização dos projetos e a emancipação das novas cidades. Os requisitos de cada distrito a ser emancipado incluem, principalmente, os recursos financeiros que manterão o gerenciamento do novo município, como os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recursos do Estado e, ainda, a contribuição fiscal do próprio município.

O conhecimento da população também é imprescindível. De acordo com o artigo 5º da Lei Complementar Nº 84, o processo de criação de novos municípios só terá início mediante requerimento de deputado ou de entidade, por meio de Projeto de Iniciativa Compartilhada e ainda ser assinado por, no mínimo, 100 eleitores domiciliados na área territorial. Além disso, os distritos devem ter, do total de habitantes, 40% formado por eleitores.

Santa Felícia
Entre os 45 distritos que buscam emancipação, está o de Santa Felícia, que numa fusão com o distrito de Santo Antônio, reivindica desmembramento de Acopiara. O protocolo de intenções de ambos, de forma conjunta, data do dia 4 de fevereiro deste ano. A entrega da solicitação junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará, pedindo emancipação para Santa Felícia e Santo Antônio foi feita pelo subcoordenador geral da Associação do Movimento Emancipalista de Santa Felícia e Santo Antônio (AMESFSA), Francisco Edson de Oliveira, conhecido por "Edinho".

"O novo município nascerá com características geográficas e econômicas que o colocará na lista dos grandes municípios cearenses", assevera. Economicamente forte, o distrito de Santa Felícia é conhecido como grande produtor de arroz da região, além de apresentar uma produção de leite que tem se tornado uma das principais fontes de renda do distrito. Santa Felícia destaca-se também como fonte de geração de renda nas áreas de piscicultura e apicultura. Não se pode esquecer que a região de Santa Felícia é dona de grandes reservatórios de água, que facilitam e sugerem a produção com o uso do processo de irrigação.

"Mas apesar desses pontos positivos e animadores, a região de Santa Felícia ainda enfrenta determinados problemas que só a emancipação poderá resolver", ressalta. Segundo o subcoordenador geral da Associação, o principal desses problemas é a grande distância (40 quilômetros) que separa o distrito da sede do município. "Apesar de ser um grande administrador e apresentar boa vontade em relação ao povo de Santa Felícia e região, o prefeito Antônio Almeida Neto tem dificuldades com a distância e os parcos recursos que são insuficientes para serem distribuídos dentro de um município tão grande, como é o caso de Acopiara", enfatiza Oliveira.

O outro fator que preocupa o subcoordenador da Associação é a impossibilidade de se saber qualquer número relacionado com a renda da região. A ausência de órgãos que fiscalizem e acompanhem todo esse processo de saída e entrada de produtos dificulta até a comprovação de renda do futuro município. Segundo ele, a emancipação política trará o progresso e o desenvolvimento de Santa Felícia, resolverá os problemas da região e será a realização de um sonho acalentado por mais de 20 anos pela população local.

MAIS INFORMAÇÕES
Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios na Assembleia Legislativa
(85) 3277.2737
SEM PREJUÍZOS

Até 20 municípios são aceitáveis

Fortaleza.
Para o assessor econômico da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), José Irineu de Carvalho, a emancipação de novos distritos será "bem vinda" ao Estado, principalmente porque melhorará serviços básicos, como saúde, educação e meio ambiente nas localidades distantes da sede. No entanto, os 45 distritos que pleiteiam emancipação política não é considerado um número bom. Para Irineu Carvalho, até 20 novas cidades no Estado são aceitáveis.

Isso porque, como explica Carvalho, os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) não ficarão prejudicados com esta demanda. "Vale a pena se a emancipação não ficar muito acima do que é realmente aceitável. E isso pode representar um certo ganho na eficiência dos serviços prestados à comunidade", diz. Os desafios, de acordo com o assessor econômico da Aprece, incluem a formação de uma nova estrutura, com construção de hospitais, escolas e, principalmente, no que se refere a uma nova legislação municipal, como também a organização de novos gestores. Só para exemplificar, os repasses do FPM para municípios com até 10.188 habitantes foram de R$ 3.692.004,95 (já deduzidos os 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb), enquanto que os de ICMS foram no total de R$ 1.439.254,68 em 2009.

Assim, cada nova cidade poderá contar com os mesmos valores para pagamento de funcionários e outros serviços comunitários. "A disputa por recursos seria somente com base no FPM e ICMS e este poderá ser, caso um distrito tenha indústrias. Esta receita é quase automática. Além disso, seriam os recursos do Governo Federal que complementam o orçamento", salienta o assessor Irineu Carvalho.

Um caso emblemático, citado por Irineu, refere-se ao distrito de Jurema, em Caucaia, também pleiteando emancipação. "Caso seja emancipado, o novo município contará com uma reserva de FPM extra e não será retirado só das cidades do Estado do Ceará, mas também de todos os demais municípios do Brasil. É um ganho local, porém com base no cenário nacional", comprova ele, apostando que o processo deverá selecionar os mais aptos para a emancipação política.

REPASSE
3,6 milhões de reais foi o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para cidades com até 10.188 habitantes em 2009, segundo a Assessoria Econômica da Aprece
Share:

Brejo Santo-CE: Mulher é flagrada em cadeia com droga que levaria para o companheiro



A doméstica Edneide Antônia dos Santos, de 33 anos, natural de Floresta (PE) e residente na Rua Intendente Lourenço Gomes, 12 (Bairro Baixada) no município de Brejo Santo, foi presa no interior da cadeia pública daquela cidade tentando levar drogas para o companheiro. Gerlis Adriano de Souza, de 41 anos, é acusado de ter praticado 15 homicídios com características de pistolagem no estado do Pernambuco e foi preso na sexta-feira na Rua João Lucena (Bairro Emboque) em Brejo Santo.

Na noite de sábado, por volta das 19h30min, a companheira dele chegou à cadeia pública de Brejo Santo para visitá-lo e terminou sendo presa sob a acusação do tráfico de drogas. Edneide tentava repassar cinco gramas de maconha que trazia no short a pedido de Gerlis que confessa ser viciado. A descoberta se deu na hora da averiguação e a mulher foi levada para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Brejo Santo pelo Cabo Jose Iremar dos Santos e o Soldado Advanio Tavares de Araújo.

Quando Gerlis foi preso, estava com uma pistola calibre 7.65, um revolver calibre 38 e bastante munição. No levantamento feito pelo Major Sobreira, Comandante da Companhia Militar de Brejo Santo, ele é apontado pela policia de Pernambuco como autor de 15 homicídios nas cidades de Belém do São Francisco, Itacuruba e Floresta. Contra o mesmo existem dois Mandados de Prisão em aberto oriundos da justiça pernambucana.
Share:

Esporte na Minha Cidade estará em Missão Velha no começo de abril





O município foi incluído no programa da Secretaria de Esportes do Estado (Sesporte), atendendo pedido do prefeito Washington Fechine, ao Secretário de Esportes do Estado, Ferruccio Feitosa. De acordo com Ferruccio, até 2010 o Governo do Estado pretende, através da Sesporte, movimentar cerca de 60 cidades do interior do Estado. A data escolhida pra Missão Velha foi 10 de abril, às 09h.

Um projeto ousado, que tem como objetivo levar a conscientização da importância da prática esportiva para o interior do Estado. No quesito lazer e atividades esportivas, os participantes terão acesso a brinquedoteca, mini-jogos, massagens, desafios esportivos, gincanas, avaliações físicas, entre outros.

De açodo com organização do evento da Sesporte, existe também a preocupação em orientar, educar e capacitar a população. Para isso, mini-cursos, oficinas e palestras são oferecidas para os participantes, através de capacitações ministradas por especialistas de várias áreas esportivas. Alguns dos temas abordados durante os cursos são Arbitragem, Nutrição, Saúde do Idoso, Atividades Físicas para pessoas da Terceira Idade e Deficientes e Organização Esportiva do Município. A apresentação de vídeos informativos sobre esporte também fazem parte da programação do evento.
Atividades durante o evento
LAZER
- Brinquedos - Surf aéreo, Cama elástica, Orbital, Pula-pula, Piscina de bolinhas e Escalada;
- Mini-Jogos - Mini-vôlei, Mini-tênis e Mini-futebol (Travinha), dentre outros;
- Jogos de Tabuleiro - Dominó, Dama, Xadrez e Baralho;
- Entretenimento - Aulões recreativos de dança, ginástica, Artes Marciais, Alongamento, dentre outros;
- Massagens - Massagens Express na cadeira, massagem relaxante e desportiva.

ATIVIDADES ESPORTIVAS
- Desafios Esportivos - Embaixadinha, Penalidade no Futebol, Lance Livre no Basquete, Saque no Vôlei e Penalidade no Handebol;
- Grande Gincana - Envolvendo a história da cidade visitada;
-Torneios - Corridas de rua, Corridas de Orientação, Lutas, Futebol, Volei, Basquete, Handebol,Futsal , Ciclismo, Esporte aquático, dentre outros;
- Apresentações - Apresentações de Dança, Ginástica, Artes Marciais, Desporto Adaptado e Capoeira;

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
- Mini-Cursos - Esporte na Escola, Avaliação Física, Recreação e Lazer, dentre outros;
- Clínicas - Arbitragem, Nutrição e Atividade Esportiva, Saúde do Idoso, Desportode Alto Rendimento.
- Palestras - Depoimentos de Atletas de Alto Nível, Palestras e Conferências sobre Temas Transversais Ligados à Saúde Física, Atividades Físicas para a Terceira Idade e para Deficientes, Organização Esportiva do Município, Eventos, dentre outros.
- Oficinas - Oficina de Recreação e Lazer, Alongamento e Flexibilidade, Atividade Física paraIdosos, Atividades Físicas para Deficientes, Primeiros Socorros, Construção de Material Alternativo do Esporte para diversas modalidades esportivas,Ginástica Laboral, Jogos Cooperativos, dentre outros.
- Vídeos - Amostra de Vídeos informativos, educativos, didáticos ligados ao Esporte.
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive