Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Dilma, Serra e as incertezas da economia pós-Lula

Garantir que o investimento cresça para sustentar o crescimento e que inevitáveis déficits externos tenham um tamanho e um padrão de financiamento que não desequilibrem o País.

Assim pode ser resumido um dos maiores desafios econômicos do próximo governo, supondo que nenhuma aventura radical será tentada para mudar o atual modelo.

Como o Brasil tem baixa poupança nacional, sempre que o consumo e o investimento crescem com força, como agora, o País tem de recorrer à poupança externa, o que se traduz em déficits crescentes na conta corrente.

Numa campanha eleitoral pobre no debate econômico, nenhum dos dois candidatos tem colocado com toda a clareza como vai agir frente a esse desafio.

Do tucano José Serra, o mercado acostumou-se a esperar austeridade fiscal, o que ajudaria bastante, aumentando a poupança do governo. Mas as caras promessas eleitorais de Serra em termos de salário mínimo, aposentadoria e Bolsa-Família colocaram um ponto de interrogação naquela crença.

No caso de Dilma Rousseff (PT), supondo-se uma continuidade do que vem sendo feito no governo Lula, a aposta parece ser numa combinação de alguma moderação nos gastos, fé na queda da taxa de juro real e política industrial para ajudar setores estratégicos prejudicados pelo câmbio valorizado.

Samuel Pessôa, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), convicto de que o Brasil terá de conviver por muitos anos com a dependência de poupança externa, considera vital que o novo governo desestimule o endividamento externo do setor privado sem proteção contra perdas cambiais (hedge).

Outro caminho que o Brasil poderia trilhar, segundo Pessôa, para dar mais segurança à sua dependência estrutural de poupança externa, é partir para uma integração financeira bem maior com o resto do mundo.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, estrela em ascensão nos quadros técnicos da gestão petista, confia na capacidade do País de ampliar o investimento dos atuais 19% do PIB para 22% ou mais, mantendo o equilíbrio macroeconômico.

Barbosa cita dois fatores que, para ele, vão expandir a poupança doméstica, hoje de 17% do PIB: a poupança das empresas e a queda da taxa de juros real.










Share:

João Hilário apoia Raimundão




Será se foi por causa deste apoio que o ícone do rádio caririense, estar deixando a emissora de rádio que há anos apresentava o Jornal Super Tempo? Se for, até que ponto vale a pena ser imparcial e compromissado com a verdade? E o compromisso de informar a comunidade com imparcialidade, será se existe? Ou será que em rádio e tv tem que ser noticiado o que o patrão quer que noticie?Afinal e se precisamos deste emprego para garantir a sustentabilidade de nossa família? Lembro-me com carinho de um professor meu de Contabilidade de nome Miguel, que disse-me uma vez:" Isaias, o verdadeiro contador, é aquele que faz os números darem o resultado que o patrão quer". Disse-me isto, para ilustrar um problema que eu estava enfrentando em sala de aula, pois no final do 3° ano e já no 2°semestre, já não estava mais conciliando trabalho e escola, e aí deixei de fazer uma prova e ele simplesmente entendeu o meu problema e repetiu minha última nota que obtivera em Contabilidade. E aí ele repetiu a nota simplesmente por que ele quis, porém não que eu merecesse naquele momento.
Mas onde está a liberdade de imprensa que tanto fala-se neste país? O direito de votar e ser votado? O direito de escolher em quem deve-se votar? Será se o preço de uma amizade de muitos anos custa apenas a obrigação de um voto? Onde será que anda a tão propagada democracia?
Está na hora de se libertar das amarras do coronelismo, do voto de cabresto, da obrigação de votar em quem querem que você vote, está na hora de fazer valer esta democracia que teima em ficar escondida embaixo de sete capas.
Talvez já esteja na hora de soltar o grito do Ipiranga: Independência ou Morte.
Pense um pouco.
http://jamacaru.blogspot.com

youtube downloader and converter
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive