Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Emancipação política de Missão Velha: temos motivo para comemorar?


Segundo o dicionário Aurélio, emancipar significa tornar-se independente, libertar-se. Mas afinal, somos realmente livres? Quando nos tornamos realmente livres?
Hoje, Missão Velha é uma cidade sem identidade ou com múltiplas identidades. Alguns costumes vem sendo esquecidos ao longo do tempo. Nossas tradições populares e festas encontram-se em estado lastimável, isto é, quando podemos encontrar algumas delas vivas. Muitos dos nossos profissionais locais, são excluídos do desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade. E sabem por quê? Por falta de uma política séria, voltada para seu povo, por causa de uma política de apadrinhamento, de uma política de favores, de uma política de acordos e não uma política de competência voltada para quem tem competência e não para quem é apadrinhado político.
Infelizmente, as administrações municipais não acreditam na população da cidade e no potencial dos profissionais local e, quando usam destes, é apenas para servir de mariontes.
Vivenciamos recentemente, a vaqueja de Missão Velha, onde alunos e profissionais de educação são obrigados a marcar presença, no que eles chamam de desfile do vaqueiro. Mas qual a ligação entre o vaqueiro, profissional de educação e crianças em um desfile que dentre outros perigos juntam-se animais de quatro pernas e muita bebida alcólica? Nesta hora, onde encontra-se o Conselho Tutelar? Por que as administrações de Missão Velha, não realizam um desfile com todas as escolas e comunidade em uma data como por exemplo 7 de setembro, ou porque não hoje, dia da Emancipação de nossa cidade? Mostrar para nossas crianças o significado e o que cada uma poderia fazer para termos uma Missão Velha de fato e de direito Emancipada?
Quero deixar claro que não tenho nada contra vaqueiro e vaquejada, só não concordo de misturar crianças em um desfile com animais, no sentido de evitar algum acidente.
Não importa se hoje vamos ter inauguração de PSF, o que importa é saber se temos médico de plantão, pois o PSF em si, não resolverá problema de ninguém.
Não importa se hoje teremos a maior e melhor banda de forró para animar nosso povo e nossa emancipação, o que importa é saber se temos uma educação de qualidade.
Não importa hoje o discurso que proferirão nos palcos, o que importa é saber se nas ruas de Missão Velha, não temos esgostos a céu aberto.
Não importa saber se hoje, tem uma multidão aplaudindo os representantes políticos, o que realmente importa é saber se esta, está lá por livre e espontânea vontade.
Não importa se hoje estamos refletindo a emancipação de Missão Velha, o que importa é que eu e você façamos uma reflexão todos os dias a respeito de nossa querida cidade e o que fazer para torná-la um dia melhor e independente...independente de políticos descompromissados, de políticos que não sabem o que é política, de acordos, de pessoas que fazem da política um verdadeiro balcão de negócios.
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive