Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Hospital Geral de Missão Velha: Estamos de olhos abertos.

Na última semana, Missão Velha foi destaque nos principais meios de comunicação a nível local, regional e até mesmo nacional. E o nosso blog, claro, fica muito triste com tal repercussão, pois o que desejamos para nossa querida Missão Velha, é que seja de fato destaque, porém com notícias boas.
A morte de Dona Maria Carmelita Laurentino de 75anos, causada talvez por um erro de procedimento (isto porque não se tem ainda o laudo do IML), nos leva a refletir de como realmente anda a situação da saúde não apenas em nosso município, mas em todo o Brasil. Pois erro como este, vez por outra assistimos pela tv em outros estados da federação. O que está acontecendo com a nossa saúde?
Como está a carga horária de nossos profissionais?
Como estão sendo treinados ou como foram suas formações?
Há uma capacitação para estes profissionais, principalmente para técnicos e auxiliares de enfermaigem e enfermeiros? Digo isto por que em depoimento a auxiliar de enfermagem responsável pelo procedimento, alegou não ter conhecimento da reformulação das novas normas para envasamento de soro. Segundo o depoimento da auxiliar, ninguém teria avisado a ela, que hoje no Brasil não se fabrica mais soro naquela embalagem.
De acordo com um funcionário do Hospital Geral de Missão Velha, que prefere não se identificar, a auxiliar é sobrecarregada. O gerente de fiscalização do Conselho de Enfermagem do Ceará Adaílson Vieira afirma que a unidade tem pouca gente para atender aos pacientes do município. O gerente diz não haver na unidade um enfermeiro 24 horas e alguns auxiliares dão plantão sem a supervisão de um enfermeiro. Vieira diz também que somente em alguns horários há auxiliar de enfermagem no Hospital Geral de Missão Velha.
A auxiliar de enfermagem prestou depoimento na manhã desta segunda-feira (25). O laudo pericial que vai apontar a causa da morte de Carmelita deve sair em duas semanas.
O nosso blog, solidariza-se com os familiares da vítma e acredita que o que aconteceu foi mais uma fatalidade.
Fatalidade sim, mas isto não nos impede de cobrarmos uma maior e rigorosa fiscalização no hospital de Missão Velha, que nossos representantes políticos, se concientizem e façam sua parte no que diz respeito à fiscalização, pois fiscalizar é papel de todos nós e principalmente daqueles eleito pelo povo e para o povo. 
A auxiliar desabafa e diz:“Estou sofrendo muito com isso. Meu trabalho na cidade é muito bem reconhecido, algumas pessoas não entendem que foi uma fatalidade”, "Não tive maldade nenhuma, nunca tive, foi a primeira vez que entrei em uma delegacia", completa.
A delegacia de Barbalha investiga o caso. Segundo o delegado Marco Antônio, os depoimentos de vários profissionais do Hospital de Missão Velha já foram tomados e todos afirmam ter visto uma auxiliar de enfermagem aplicar a bolsa, acreditando se tratar de soro.
Para o Delegado Marco Antônio, existe uma sucessão de erros que estão sendo investigados. Ouça o que diz o Delegado:


JAMACARU NA NET.COM: COMPROMISSO LEVADO A SERIO


O Delegado Marco Antônio diz que ao finalizar as investigações a auxiliar poderá ser indiciada por homícidio culposo.

Jamacaru na net.com: Compromisso levado a serio
Share:

O INCHAÇO NAS CÂMARAS


 Diante da Emenda Constitucional 58, que alterou os limites máximos de vereadores, alguns dos 122 municípios enquadrados nesse caso já decidiram manter a composição atual. Outros optaram por uma quantidade intermediária entre a facultada pela legislação. O maior temor, porém, é justamente em relação aos que ainda não tomaram uma posição clara e, apesar das restrições crescentes por parte das comunidades, insistem em ampliar o número de representantes, com evidentes prejuízos para os munícipes.

A decisão que embasa a mudança foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009, a partir de posicionamento anterior do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, ainda que alguns municípios possam se considerar hoje com poucos representantes nos Legislativos e que haja respaldo legal para a alteração no número, na maioria dos casos é difícil se convencer da necessidade do aumento.

Os defensores de uma representação maior insistem na justificativa de que os repasses financeiros por parte das prefeituras não serão alterados. Ainda assim, quem acredita que um número maior de vereadores não irá implicar a necessidade de mais assessores e, em consequência, de mais verbas para cobrir gastos? A maior prova disso é que algumas Câmaras já se movimentam para ampliar seus espaços físicos, prevendo inclusive a construção de anexos para abrigar um maior número de legisladores.

Em muitos municípios ainda indefinidos sobre a questão, os administradores se veem hoje diante de dilemas como o de construir mais creches, asfaltar ruas e investir na rede de esgotos ou ampliar o espaço físico dos Legislativos para abrigar mais vereadores. A população precisa ficar atenta ao debate, antes que seja tarde demais para se manifestar.

Fonte: Editorial zero hora
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive