Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A título de informação PT E PSDB são farinha do mesmo saco...


 
Apesar de adversários (FHC derrotou Lula duas vezes, 1994 e 1998, que, em 2002, foi eleito "desconstruindo" FHC), sempre houve uma admiração mútua entre eles e quis o destino que ficassem em lados opostos apesar das inúmeras tentativas da História fez de aproximá-los.

Em 1978, na primeira vez que Fernando Henrique disputou uma eleição, Lula foi seu cabo eleitoral para o Senado. FHC ficou como suplente e acabou assumindo o cargo em 1982 quando o titular, Franco Montoro, se elegeu governador de São Paulo. Na criação do PT, Fernando Henrique chegou a participar das primeiras discussões, mas acabou não havendo liga, ele permaneceu no PMDB para depois ser um dos criadores do PSDB, ao lado de Covas, Montoro e Serra.

Em 1989, o PSDB de Fernando Henrique, que lançou Mário Covas a presidência, apoiou Lula no segundo turno perdido para Collor. No impedimento de Collor, PSDB e PT estavam do mesmo lado e acabaram se distanciando com a posse de Itamar Franco (PMDB). O mineiro chamou todos os partidos para uma grande coalizão, o PSDB aceitou, o PT declinou. Não fosse isso e o sucesso do Plano Real, que caiu no colo do Ministro FHC, os partidos já tinham iniciados conversas e era bastante possível que o PSDB apoiasse o PT em 1994, indicando-lhe o vice.

Nada disso aconteceu. O PSDB governou oito anos, ao lado de PFL e PMDB, com o PT na feroz oposição. Quando chegou ao poder, foi a vez do PT ficar refém do PMDB e de outros nanicos e enfrentar uma oposição dura do PSDB.

PSDB e PT são mais parecidos do que acreditam suas lideranças e o Brasil teria ganhado muito mais se os dois tivessem caminhado juntos. Aliás, são mais o que mais os distanciam são suas semelhanças (origem e rivalidade em São Paulo, principalmente) do que suas diferenças.
Os tucanos se aliaram aos petistas na segunda fase da campanha, assim como fez Leonel Brizola (PDT), um ícone da política nacional, que, por pouco, não foi ao segundo turno com Collor. O PT de Lula rejeitou o apoio do PMDB, que amargou uma sétima colocação com Ulisses Guimarães, um líder político da época, mas que vinha se desgastando com o governo de José Sarney. Mário Covas, então candidato do PSDB, logo que perdeu a eleição, ficou na quarta colocação, manifestou seu apoio a Lula, unindo-se a Brizola, que havia obtido o terceiro lugar. Do lado de Collor, ficaram outros partidos, como o PDS, pelo qual Paulo Maluf disputou a Presidência da República. Outros postulantes ao cargo, como Ronaldo Caiado, Fernando Gabeira e Guilherme Afif Domingos deixaram seus eleitores à vontade.

(http://www.blogdocampbell.com.br/2012/03/lula-e-fhc-uma-foto-cheia-de-historia.html) 
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive