Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Uma conquista para Missão Velha

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), anunciou ontem o investimento $ 61,4 mi em obras de infra-estrutura turística. Uma parte dessa verba será destindada para o projeto Portais do Ceará - Os Portais são estruturas que ficarão localizados na entrada dos municípios, identificando os destinos turísticos de forma marcante para os visitantes.

Missão Velha está incluída na lista dos 26 municípios que receberão um portal de entrada. De acordo com o prefeito, Washington Fechine, o município conseguiu essa conquista por ser a porta de entrada do Cariri, região de grande potencial para o turismo religioso. Novo pacote de obras turísticas foi anunciado ontem pelo secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia e também vai beneficiando 25 cidades com portais de identificação, além de sete praias com iluminação de trechos da orla marítima, sendo quatro do litoral Oeste e três do setor Leste, além da restauração e alargamento do trecho de 9,2 quilômetros da CE-040.

"Turismo se faz com infra-estrutura, cuidando do meio ambiente e não apenas com divulgação e promoção", justificou Bismarck Maia, ao enumerar os novos investimentos no setor. Ele disse ainda, que outros R$ 35 milhões, estão sendo aplicados na divulgação do destino Ceará, no Brasil e exterior.

Ainda como parte do novo pacote, estão previstas a restauração do Museu Sacro de Aquiraz e do conjunto arquitetônico, formado pela Igreja de Nossa senhora da Conceição e pelo Seminário da Prainha, no centro de Fortaleza. As obras serão financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur Nacional, com contrapartida de 40%, do tesouro Estadual.
Share:

Estação Ferroviária de Missão Velha completa 84 anos

A Estação Ferroviária de Missão Velha atualmente está desativada, nesse mês completou 84 anos. Sua inauguração aconteceu em 10 de setembro de 1925, sua arquitetura pertence ao início do século XVIII. Existe um projeto do Governo Municipal de transformar o prédio da estação em um centro cultural.

Histórico da linha-tronco, km 564,053 (1960), ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.

Mesmo com a linha férrea desativada o município está estrategicamente bem localizado, por isso será o marco inicial da Transnordestina no Estado que sairá da localidade de Quimami, a 14km da sede. Trata-se de uma obra do Governo Federal que vai integrar sete estados do Nordeste, incluindo o Ceará, terá trens transportando 11 vezes mais do que as máquinas atuais, o que elevará a capacidade de escoamento, consumindo 80% menos combustível e reduzindo em quatro vezes o custo operacional. A ferrovia deve escoar a produção agrícola do Norte e Nordeste, parte carente de logística de transporte, para os portos de Pecém e Suape (PE).
Share:

Missão Velha investe em uma educação mais dinâmica e prazerosa

A Secretaria de Educação de Missão Velha lança o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II). Cerca de 100 professores das disciplinas de língua portuguesa e matemática do sexto ao nono ano do ensino fundamental farão um curso de aperfeiçoamento do ensino. A aula inaugural acontecerá na Escola Juvenal Rodrigues Brandão, às 8h 30, nessa sexta-feira (7).

A formação possui carga horária de 300 horas, sendo 120 horas presenciais e 180 horas a distância (estudos individuais) para cada área temática. O programa inclui discussões sobre questões prático-teóricas e busca contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor em sala de aula.

De acordo com o Secretário de Educação Municipal, Isaque Evangelista, a meta principal do programa é colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e aperfeiçoar o professor na prática pedagógica nas disciplinas de língua portuguesa e matemática .

O Gestar II tem como objetivo fortalecer as ações em sala de aula ressaltando a importância do processo educativo de cada um. Para o Secretário, o programa vai melhorar o ensino municipal tornando as aulas mais prazerosas e dinâmicas, onde os participantes poderão expressar suas idéias sem restrições, tornado o professor um verdadeiro agente construtor do saber.
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive