Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inclusão digital em debate

Semana busca trabalhar um meio qualitativo de promover o acesso das pessoas aos recursos da informática

Russas. O Brasil ultrapassou o número de 37 milhões de usuários de internet via computador. Se forem somados aos que navegam na rede pelo telefone celular, chega-se aos 68 milhões, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Apesar dos números, o Brasil ainda enfrenta o problema do acesso democrático à tecnologia da informática.

Evento inédito na região jaguaribana, a I Semana de Inclusão Digital de Russas segue até sexta-feira. Promovida pela Prefeitura de Russas, a Semana reúne centenas de estudantes, pesquisadores e comunidades de bairro em oficinas, palestras, mini-cursos e atividades culturais para promover o conhecimento digital para além do acesso.

O lema é inclusão social por meio da inclusão digital. Entre possibilitar acesso ao computador e proporcionar a utilização correta e completa desse meio há uma distância. Uma coisa é, mesmo não tendo computador, ingressar com baixo custo em uma lan house para acessar a internet para bate-papo nas redes de socialização ou para acessar jogos virtuais. Outra é utilizar os recursos do computador para produzir programas, sites, fazer pesquisas, publicar informações em blogs e tirar proveito do conhecimento e recursos que podem ser adquiridos na rede mundial de computadores para gerar cultura e renda.

A I Semana de Inclusão Digital de Russas faz parte do Projeto Ação Digital, que já capacita estudantes e professores no município. No evento atuam professores e alunos de graduação em Ciências da Computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), instituição conhecida pela larga experiência na área de inclusão digital.

Programação
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas oferece durante toda a semana 12 mini-cursos, tratando desde o conhecimento de softwares livres e construção de sites à introdução ao braile virtual. Serão ofertadas oito palestras, dentre as quais com o tema "Inclusão Digital para Inclusão Social", com a mestranda em Ciências da Computação da Uern, Ceres Germana. A Semana também conta com o desenvolvimento de três oficinas, com destaque para a oficina de "Metarreciclagem com Lixo Tecnológico" (que consiste em confeccionar utensílios a partir de peças de eletroeletrônicos).

A programação contará ainda com exibição de projetos, discussão em mesa-redonda, gincanas culturais e exibição de filmes que tenham temática tecnológica. "A inserção da informática na educação é um desafio. Os educadores já perceberam que o computador não irá ocupar seu espaço ou substituí-lo, fazendo com que perca o emprego. Sabem que é necessário usar as novas tecnologias da informação e comunicação como recurso facilitador da sua prática pedagógica. No entanto, há uma grande deficiência por parte dos professores no manuseio dos equipamentos e receio de usá-los. A oferta de cursos de capacitação e instalação de laboratórios de informática nas escolas contribuíram para a inclusão social e construcionista nas escolas", explica João Paulo de Oliveira, bacharel em Ciências da Computação (Uern) e coordenador da Semana.

MAIS INFORMAÇÕES

Semana de Inclusão Digital (Semid) no município de Russas
Share:

Ceará está com baixo estoque de sangue



O Cartório Alexandre Rolim realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Sistema Verdes Mares

Hoje se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. No Ceará, os números não são muito animadores. O estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está baixo e sofreu queda de 30% a 50% somente no mês de novembro.

A fim de contribuir para o aumento das doações, o Cartório Alexandre Rolim, em parceria com o Sistema Verdes Mares, realiza campanha de doação de sangue em sua sede. O Sistema doou as camisetas da campanha, que estão sendo usadas pelos funcionários do cartório com o objetivo de chamar a atenção dos clientes.

Faixas e cartazes, além de os atendentes sensibilizarem os clientes para a doação de sangue, são as contribuições dadas pelo cartório para aumentar o número de doadores no Ceará. O cartório ainda se dispõe a levar as pessoas aos postos de coleta de sangue.

Segundo a tabeliã substituta, Alexandra Rolim, outras campanhas deverão ser realizadas pelo cartório Alexandre Rolim, em parceria com o Sistema Verdes Mares, inclusive, com a participação de todos os cartórios.

O Hemoce também vai realizar uma programação especial para atrair mais doadores. "Tínhamos uma média de 150 a 200 doadores por dia e esse número caiu para 100. Isso é preocupante", ressaltou a coordenadora da Captação de Doadores do centro, Najla Lima.

De janeiro a outubro, o Hemoce conseguiu 45.553 doações em Fortaleza, juntando a sede do Centro, a unidade móvel que percorre bairros da Capital e o posto de coleta do Instituto José Frota (IJF). Desses, cerca de 1% é de doadores fidelizados, aqueles que procuram um posto de coleta com frequência, número abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 2%.

Apenas na semana em que se comemora a Semana do Doador (de 23 a 28 de novembro), foram realizadas, em 2008, 1.348 coletas. Este ano, o Hemoce espera atingir 1.500 doações durante o mesmo período. A média mensal de doadores é de cinco mil, em Fortaleza, e de oito mil no Ceará.

Apesar de estar sempre em campanha, o Hemoce aposta nas datas comemorativas. No Dia do Doador, os que participam recebem homenagens e, em várias outras atividades, acontecem shows de humor, exposição de fotos e apresentação de coral. "As pessoas se guardam para doar nesta semana. Então, nós aproveitamos para chamar a atenção da população para comparecer e doar sangue", ressaltou a coordenadora. Para Najla, o que falta é as pessoas encararem a doação de sangue como um exercício de cidadania e responsabilidade social.

Segundo a coordenadora, a conscientização é um trabalho lento que precisa começar nas escolas. "Há pouca informação e muitos mitos. Por isso, precisamos realizar um trabalho educativo e esclarecer todas as dúvidas", finalizou.

Para ser um doador, são necessários: ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e estar alimentado. O Hemoce recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, das 8h às 16h.

Fique por dentro
Doar e receber

Os tipos de sangue mais procurados são os de fator Rh negativo. Apenas 9% dos brasileiros apresentam esse tipo de sangue. Portanto, são os mais difíceis de encontrar. Segundo o Hemoce, as pessoas que possuem o sangue do tipo "O" negativo são doadoras universais. Já quem possui o grupo sanguíneo AB positivo é receptor universal. Quem não pode doar de jeito nenhum são as pessoas que tiveram Hepatite após os dez anos de idade ou apresentam evidências de doenças transmissíveis pelo sangue - além das Hepatites tipos B e C - como Aids (vírus HIV); doenças associadas aos vírus HTLV I e II ; doença de chagas e malária, além do uso de drogas ilícitas injetáveis. A orientação é da OMS.


LINA MOSCOSO
REPÓRTER
Share:

PF investiga possíveis irregularidades do ex-prefeito Raimundo Macedo



25/11/2009 (17:12)
PF INVESTIGA POSSÍVEIS IRREGULARIDADES DO EX-PREFEITO RAIMUNDO MACEDO

A Operação Quadrilha da Polícia Federal deu início, na manhã desta quarta-feira, dia 25, ao cumprimento de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte.
As investigações são de possíveis irregularidades na execução do convênio celebrado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, no ano de 2008, no montante de R$ 900.000,00 mil reais, liberados para o evento festivo Juaforró.
De acordo com o procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol, há pouco mais de um ano, o Ministério Público Federal abriu de ofício para investigar possíveis irregularidades na realização da festa do Juaforró 2008.
Dr. Rayol disse já existirem quatro volumes de provas razoáveis de que as empresas que participaram do certame de licitação do Juaforró 2008 já haviam sido escolhidas antes mesmo de haver este processo.
As investigações agora estão a cargo da Polícia Federal onde serão apurados se além dos crimes de fraude e peculato, que é o desvio de dinheiro público, outros possíveis crimes foram cometidos.
Rafael Rayol disse que diante das provas, que são os documentos apreendidos, as investigações vão ser aprofundadas e o próximo passo é a perícia documental para definição dos acusados e que tipos de crimes foram cometidos.
Os 20 mandados foram cumpridos nas cidades de Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Fortaleza e Cajazeiras, na Paraíba, sendo a sua maioria em Juazeiro.
Entre os investigados estão o ex-prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo (PMDB), e o filho dele, o empresário Mauro Macedo, e, também, o empresário J. Rodrigues, um dos responsáveis pela realização do Juaforró.
Porém o procurador alerta que neste momento não há provas suficientes para que sejam tomadas medidas judiciais com relação aos envolvidos.

Mirelly Morais
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive