Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

JUAZEIRO DO NORTE TEM SEGUNDO MAIOR ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE DENGUE

Entre outubro e novembro de 2009, o Ministério da Saúde realizou mais um levantamento da média de infestação do mosquito Aedes aegypti em cidades com população acima de 100 mil habitantes. Os dados da pesquisa do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti colocam duas cidades do Cariri em estado de alerta, o Crato e Juazeiro do Norte.
Juazeiro, com 2,1%, foi a cidade de mais alto índice do Cariri. O município aparece na escala de risco médio (1% a 3%), o que implica na possibilidade de haver uma epidemia ou surto de casos da doença em 2010.
O levantamento mostra que os bairros de mais alto índice em Juazeiro do Norte são: Pio XII, Triângulo, Romeirão, João Cabral e Salesiano. A irregularidade no abastecimento d’água nestas localidades da periferia tem forçado a população a depender de recipientes para armazenamento. O costume é motivo de preocupação e trabalho reforçado para os agentes de endemias, que sempre constatam a reincidência de focos do mosquito nos mesmos locais durante as visitas.
A estatística que aponta o alastramento de focos da dengue na cidade, de acordo com o coordenador de endemias de Juazeiro do Norte, Francisco José de Sá Macedo, é também um reflexo da situação precária no setor que faz a frente de combate. “Nossas viaturas estão sucateadas, há escassez de material e de funcionários. Temos 90 servidores para fazer o trabalho em 97 mil imóveis na cidade”, argumenta.
Apesar da deficiência, o coordenador conta que estão sendo realizadas atividades com trabalhos de mutirão, além de projetos educativos nos locais onde o índice ultrapassa 1%. “A meta é investir nas ações antes da chegada do inverno para evitar uma epidemia”, afirma Macedo.
Na última sexta–feira, um encontro reuniu a coordenação de endemias, educadores da saúde, vigilância da sanitária e outras representatividades da área para debater a criação de novos comitês municipais de combate a dengue. A idéia, de acordo com a coordenadora de mobilização social, Iracema Mariano é distribuir novos comitês em cada uma das seis subprefeituras de Juazeiro do Norte. “Esta iniciativa deve estabelecer uma responsabilidade no combate a dengue. Vamos articular uma rede de mobilização, envolvendo setores da sociedade civil organizada e dos setores públicos e privados para atuar nestes territórios regionais”, explica.
Para o sub-secretário de Saúde, Michaelce Santana, que esteve presente no encontro, o ideal seria mobilizar a sociedade e os órgãos responsáveis para uma campanha contra dengue. “A burocracia para a regularização dos comitês na câmara pode atrasar as ações, que devem ser feitas com emergência, uma campanha seria mais viável”, afirmou o sub-secretário.

Carolina Barros
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive