Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Como incentivar os jovens a participarem da política


                                                        
                                                     






Há algum tempo que estou no Conselho Escolar da Escola Pe. Amorim de Jamacaru - Missão Velha. Participei de muitos dos encontros de formação e, neste último, refleti com a Vice-presidente do Conselho D.Franciê: porque será que nossos jovens(alunos) não participam dos conselhos escolares e quando participam, estes cumprem apenas o papel de mais um membro. É impressionante a forma de como eles sabem reivindicar direitos, mas é impressionante da mesma forma como eles não querem assumir compromissos, fingem não saberem suas obrigações. E os pais? Ah, estes estão sempre ali por perto para passar a mão na cabeça deles e enfrentar qualquer professor.
Analisando o atual cenário político brasileiro, acredito que participar efetivamente de um Conselho Escolar, seria uma ótima escola, para quem sabe no futuro, a gente pudesse ter políticos honestos com uma gestão verdadeiramente participativa.
Alguns dos nossos grandes políticos, foram líderes estudantis, participaram de grêmios e sabiam veementemente defender seus pontos de vista e deixaram seu nome assinado na nossa história. É claro que o Sistema foi modificado e essa modificação, contribuiu para um câncer que parece não ter cura (a corrupção). Digo isto porque ainda acredito (para os honestos) que podemos virar este jogo.
E então: o que fazer para incentivar nossos jovens a participar de conselhos, de grêmios e fazer aqueles velhos movimentos que deram certos no passado? Já pensou como seria bom vermos os jovens de Jamacaru, liderando um conselho, um grêmio, uma ONG, reunir-se com a comunidade e junto a essa, cobrar melhorias e transparência para os nossos governantes? Já pensou uma Câmara em dias de sessões lotada com estudante, com a comunidade pressionando os parlamentares por melhorias? Talvez seria uma forma de inibir um pouco mais e evitar que o câncer chamado corrupção entre em metástase. É... fica aqui minha indignação com tanta inércia de nossos jovens e a falta de uma política pública voltada para este incentivo.

Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive