Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Lei 493/2019, do vereador Eduardo prevê incentivo à apicultura em Missão Velha


Em sua justificativa, o vereador afirma que “a apicultura se apresenta como atividade econômica de elevada relevância, na qual Missão Velha, em um passado recente apresentava um elevado potencial de produção, acredito que devemos retomar essa atividade, já que temos condições favoráveis de clima, da fauna e da flora em nosso território, que proporcionam a produção de mel e própolis de qualidade”.

Acrescenta que, além dos aspectos econômicos, a atividade se destaca pelo fortalecimento da agricultura familiar, pelo estímulo à preservação ambiental, já que “é compatível com os biomas da Caatinga e demanda ecossistemas conservados e funcionais, aspectos determinantes para a produtividade da apicultura e a qualidade dos produtos apícolas”.

O autor da Lei ressalta ainda que a apicultura é também de considerável importância para a sustentabilidade da agricultura, porque as abelhas e outras diversas espécies de insetos são agentes de polinização, favorecendo a produção de grande parte dos alimentos.

O parlamentar chama a atenção, também, em sua justificativa, para o fato de que “esses benefícios estão ameaçados pelo progressivo desaparecimento das abelhas e demais insetos polinizadores”, fenômeno que tem chamado a atenção de pesquisadores e autoridades públicas em todo o mundo, cabendo aos agentes públicos, a começar pelos municípios “o desenvolvimento de incentivos à apicultura e à preservação de polinizadores e da vegetação nativa”.

Diante desse cenário, o vereador defende o fortalecimento da cadeia apícola mineira, por meio de incentivo à agricultura responsável e de base agroecológica, bem como pelo reconhecimento da importância da preservação das espécies polinizadora e melíferas. Para tanto, o parlamentar defende a estruturação da EMATERCE, uma participação mais efetiva da EMBRAPA e cada vez mais o papel do SINDICATO na representação dos agricultores, todos juntos em defesa do fortalecimento desta cadeia produtiva.
Share:

DESTAQUE DA POLÍTICA: Projeto de lei de autoria do Vereador Eduardo Honorato Paulo, cria Feiras de Produtos Orgânicos em Missão Velha

 Para fortalecer a agricultura familiar e para que as pessoas tenham uma alimentação mais saudável, o 1º Secretário da Câmara Municipal de Missão Velha, vereador Eduardo Honorato Paulo (PT), criou o projeto de Lei 036/2019 que estabelece a criação de Feiras de Produtos Orgânicos em Missão Velha. A proposta vai estimular o consumo de produtos orgânicos, o empreendedorismo e a economia solidária no município.

Eduardo afirma que o incentivo à realização das feiras de alimentos orgânicos produzirá reflexos para a saúde da população, para o meio ambiente e também para o desenvolvimento econômico. “A Política promoverá a segurança alimentar e nutricional e o direito à alimentação adequada e saudável”, explicou.

De acordo com o vereador, quem tem formação universitária na área agrícola, que também é sindicalista da área rural, o município tem potencial, vocação produtiva e o mercado de produtos orgânicos do em toda a Região do Cariri e em Missão Velha não para de crescer.

‘’ Além das feiras, estamos sempre buscando sensibilizar a Gestão Municipal no sentido de ampliar a compra dos produtos orgânicos via aquisição dos produtos dos nossos agricultores nos programas institucionais como o PAA e o PNAE, inclusive já temos uma legislação municipal, de minha autoria que assegura essa compra “, destacou Eduardo Honorato.

Eduardo disse que por ser oriundo da agricultura, nada mais do justo que a pauta seja uma das bandeiras do seu mandato. O mesmo ressaltou que só acredita no desenvolvimento do município, quando exploramos de forma correta o nosso maior potencial, que é o setor agrícola.
Share:

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive