Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CRATO, JUAZEIRO E BARBALHA COMEÇAM CAMPANHA CONTRA DENGUE

http://jamacaru.blogspot.com

O ano na Região do Cariri começa com chuvas e com elas, os riscos dos casos de dengue aumentam. Nas três principais cidades da região as providências de prevenção já estão sendo tomadas.
Na cidade do Crato já foi iniciada o primeiro ciclo de campanha. Os agentes estão indo nas residências de segunda a sábado. De acordo com o centro de endemias da cidade, os bairros mais prejudicados com os focos e que merecem mais atenção são: Pinto Madeira, Alto da Penha e Seminário. No ano de 2009, foram contabilizados 12 casos de dengue e nenhum de dengue hemorrágica.
Já em Barbalha, a preocupação da coordenação de endemias é com os Distritos rurais, onde os casos de focos são maiores. O Sítio Mata tem uma média bem elevada de focos. O coordenador, Euzébio Oliveira revela ainda que mesmo com um número reduzido de agentes de saúde, as visitas residenciais já começaram. Afirma ainda que ano passado, ocorreu apenas dois casos de dengue confirmados, número bastante considerado posto que no ano de 2008 foram registrados 24 casos.
Na maior cidade da região do Cariri, com cerca de 242.139 mil habitantes, a prevenção ocorre durante todo o ano e possui grandes dificuldades. De acordo com José Macêdo, coordenador de Endemias em Juazeiro do Norte, um dos maiores problemas estão nos pneus espalhados na cidade. “Eles estão por toda parte, nas casas, terrenos baldios, oficinas, sítios. Acumulam água e devido a sua cor escura é um dos locais preferidos dos mosquitos”.
A cidade conta com 115 agentes de endemias. Cada um deles faz uma visita em média de 20 a 25 imóveis ao dia. Os bairros onde ocorrem mais casos são os que possuem mais concentração de pessoas e casas, como o Triângulo, Romeirão, Salesiano e Centro. No ano passado, foram registrados 23 casos confirmados, 264 notificações, 2 casos de hemorrágica e um óbito. Mesmo assim, de acordo com o coordenador, houve uma redução de 40% dos casos. O mesmo ainda finaliza pedindo a ajuda da população: “Os cidadãos precisam ajudar mais. 90% dos focos se encontram nas residências. Eles não podem esperar o agente aparecer. Cada um deve fazer sua parte sempre”.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive