Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009. As principais ações do Governo Municipal de Missão Velha

Festejos de São José serão comemorados dia 15
05.08.2009 às 09:42


O dia de São José é 19 de março, mas, neste ano, a Igreja antecipou as comemorações para o dia 15, por causa da Semana Santa. Com isso, os municípios e localidades que têm o santo como padroeiro estão acelerando os preparativos para homenagear São José, "pai adotivo de Jesus", padroeiro do Ceará. Os municípios de Aquiraz, Maracanaú, Catarina, Granja, Missão Velha, Potengi e Ubajara, e as comunidades de Amaniutuba e Sítio Baixio Dois, em Lavras da Mangabeira, e Amanaiara, em Reriutaba, também têm o santo como protetor.

De acordo com o pároco de Aquiraz, padre Raimundo Nonato da Silva, São José é o homem justo, escolhido por Deus para ser pai adotivo de seu filho. No município, a partir do dia 1º, serão relizadas festas nas várias comunidades a cada dia. Haverá também novenas em homenagem ao santo durante as missas, a partir das 18h30min. No dia 15, ponto alto das homenagens, a comemoração terá início pela manhã, com uma missa. À tarde, será relizada a procissão com a participação de todas as comunidades. "A imagem de São José sai do altar da Igreja Matriz e percorre as ruas da cidade. Ao final da procissão, haverá missa campal solene", disse. Cerca de 10 mil fiéis são esperados.

Em Maracanaú, as festividades começam dia 2 e seguem até o dia 15. "Serão missas diárias, às 19 horas, e atrações culturais. Nossa festa já começa próximo domingo, dia 2, com carreatas. Passaremos por todas as comunidades da nossa paróquia", destaca a secretária da Paróquia de São José em Maracanaú, Edina Saraiva. No dia 15, às 8 horas, na Igreja Matriz, haverá a tradicional celebração da bênção das sacolinhas de São José. "É distribuída uma sacolinha, que tem uma oração de São José e uma moeda, que vai trazer prosperidade para as casas", explica.






Prefeito de Missão Velha, Washington Fechine, inaugura Centro Administrativo do município
05.08.2009 às 13:44


O Centro passou a funcionar no antigo Hotel Municipal que estava desativado. O prédio passou por uma reforma recebendo o nome de Centro Administrativo Geraldo Soares Correia. Uma ação que busca a melhoria da integração entre a população e a gestão. A inauguração aconteceu no dia 13 maio, o ato também comemorou os 100 dias de gestão com uma administração comprometida com o desenvolvimento municipal e o funcionalismo público. Esse é o primeiro Centro Administrativo do município, uma iniciativa que irá centralizar em um único espaço cinco secretarias, economizando 10 mil reais mensais, totalizando o valor anual de 120 mil reais. A ação vai minimizar os custos com energia, segurança, locação e maximizar ações, além da economia com alugueis que será revertida para a cidade.

A prefeitura atualmente tem nove secretarias, cinco foram acomodadas no local facilitando a comunicação e dinamizando o trabalho. Na nova gestão assume um compromisso com o funcionalismo público e com uma nova Missão Velha. O Prefeito compreende e alerta para a necessidade de um município acompanhar o desenvolvimento, assim como as cidades vizinhas que fazem parte do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha). Em seu discurso o Prefeito parabenizou os comerciantes locais que acreditam e investem na cidade.








145 anos de emancipação
05.08.2009 às 13:33
Tamanho do texto



Um município com grandes histórias e forte herança religiosa.

Uma data especial, são 145 anos que merecem destaque nessa edição. Assim procuramos resgatar um poco a historia do município para ser relembrado pelos filhos da terra e contada para os que ainda não sabem da riqueza e grandeza do povo missãovelhense.

Missão Velha, o portal do Cariri, localizada na região Sul Cearense, foi fundada em 08 de novembro de 1864. Esse ano de 2009 completa 145 anos de emancipação política. Suas origens remontam aos precedentes mineralógicos do Século XVIII, teve forte presença dos frades do Recife, então denominados de Capuchinos da Penha. Esses frades, posteriormente transferidos, fundaram segundo núcleo, dando-se a este o nome de Missão Nova. Com o fluir dos anos, Missão Velha e Missão Nova.

Atualmente com uma população estimada em 33.448 habitantes vem ressurgindo e resgatando a sua historia econômica. Com um comércio ativo o município vem mostrando o potencial e a garra de seu povo para o restante do estado, através dos crediaristas que passaram a movimentar a economia local superando todas as adversidades possíveis, trabalhando de forma honesta e digna.Além da aptidão para o comércio, é incalculável a riqueza ecológica local.

Missão Velha possui uma das mais belas obras da natureza, secular, que surgiu aqui, assim podemos apreciar a Cachoeira de Missão Velha, onde há concentração de fósseis e por isso a cidade faz parte do único Geopark da América Latina, que foi criado pelo Governo do Ceará. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

Evolução Política: A povoação, já sacralizada com o nome de Missão Velha, tem como registro de elevação à categoria de Distrito a Lei nº 1.120, de 8 de novembro de 1864. Sua elevação à categoria de Município provém da resolução Provincial nº 262, de 28 de junho de 1931.

Eventos: Festa de São José (19 de março), Festival de Quadrilhas Juninas e Vaquejada (junho), Festival Regional de Música Popular (novembro), Dia do Município (11 de junho).







Começa 41ª Vaquejada de Missão Velha
05.08.2009 às 10:16



Missão Velha. Com o desfile de mais de dois mil vaqueiros foi aberta, no final de semana, a 41ª Vaquejada de Missão Velha e a Semana do Município. A programação será encerrada no dia 11, quando é comemorada a data de emancipação política do município. Este ano, as festas estão sendo centralizadas no Parque de Eventos, localizado ao lado do Parque de Vaquejadas. A programação foi aberta com a festa de escolha da Rainha da Vaquejada, Isabela Arrais Maia. Além da programação de shows com a participação das bandas Arreio de Ouro, Namoro, Novo e Harmonia do Samba, dentre outras. O momento também é propício para a realização de feiras de negócios, tendas eletrônicas e debates relacionados com a agroindústria da região. A vaquejada de Missão Velha abre oficialmente a programação de férias do Cariri com vaquejadas, exposições agropecuárias e festas religiosas.

Na próxima semana, tem início a vaquejada de Juazeiro do Norte, seguida da Expocrato, missa do vaqueiro de Serrita, festa da padroeira de Santana do Cariri, semana do município e vaquejada Brejo Santo. A partir da próxima semana, quando começa a vaquejada de Juazeiro, os hotéis da região estarão lotados. Os chalés e apartamentos dos clubes serranos de Crato e Barbalha foram reservados com um ano de antecedência. O ritmo de animação dos caririenses está sendo dado pelo m




Lula visita Missão Velha e inicia obras da Transnordestina
05.08.2009 às 10:32


Escrito por Wandenberg Belém - Especial
Sex, 09 de Junho de 2006

Pela primeira vez na história o pequeno município de Missão Velha, localizado na Região do Cariri, recebeu a visita de um presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva esteve na cidade, na manhã de terça-feira, 06, para dar o pontapé inicial do primeiro trecho da Ferrovia Transnordestina, que ligará o Ceará a outros estados do Nordeste. Ainda em visita ao Estado, o presidente também inaugurou no município de Nova Jaguaribara o projeto de piscicultura, no Açude Castanhão. Mesmo sem ainda se declarar candidato à reeleição, Lula falou das mais diversas obras e ações desenvolvidas em seu governo que, de acordo com ele, vêm melhorando o país. Como exemplo citou o Programa Bolsa Família que beneficia hoje mais de 11milhões de famílias pobres, assim como a Programa Agricultura Familiar.

Em relação à Ferrovia o presidente disse que será um marco a mais na redenção do Nordeste brasileiro. "Durante um século houve uma parte da classe política brasileira que se conformava de que uma parte do Brasil fosse rica e outra parte do Brasil fosse pobre. Quando uma pessoa é eleita presidente de um país ela não pode ficar olhando para o seu umbigo", disse o presidente, criticando o atraso gerado por governos passados e ressaltando este momento para o desenvolvimento do Nordeste brasileiro.

Com essa obra a previsão feita pelo presidente é que a ferrovia que hoje tem a capacidade de transporte de 1,5 milhão de tonelada passe a ser de 30 milhões de capacidade de transporte de cargas. Outra melhoria apresentada por Lula sobre a Transnordetina é que o custo de transporte também será reduzido. "Hoje é cobrado por cada tonelada U$ 20,00 vai passar a custar U$ 5,00 por tonelada. Por tanto nós estamos construindo no coração do Nordeste brasileiro uma ferrovia tão moderna como uma ferrovia moderna em qualquer país do mundo", explicou agradecendo o empenho de todas as pessoas que vem contribuindo para a realização da obra como o presidente do conselho de administração da CFN, Benjamin Steinbruch, e o ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.





Primeiro curso de auxiliar de enfermagem de Missão Velha
25.08.2009 às 11:17


Lígia Leite e Secretária de Sáude Elisian Fechine

“O técnico de enfermagem está cada vez mais se destacando na área da saúde, fico feliz por saber que pude contribuir para realização de um curso que irá qualificar pessoas do município em uma área que cresce cada vez mais”, justifica a secretária de saúde, Elisian.

O técnico de enfermagem presta cuidados diretos as pessoas em geral e àquelas que estão em estado grave, também colabora no planejamento das atividades de enfermagem prevenindo infecções hospitalares e realizando controle das doenças transmissíveis, além de executar cuidados de rotina como preparar pacientes para consultas,exames e tratamentos, ministrar medicamentos, fazer curativos, aplicar vacinas, prestar cuidados de higiene e conforto, auxiliando também na alimentação.

Além da secretária de Saúde, que representou o Prefeito, estiveram presentes outras autoridades como o vereador José Rolim (PSDB), a diretora da escola Cristo, Adiléia Magalhães, o secretário de agricultura, Marcos Linard, entre outras






Bruno e Marrone em Missão Velha
24.08.2009 às 15:36


Nesta terça-feira (25) Missão Velha vai se emocionar, uma das melhores duplas de música sertaneja do Brasil se apresentará no município. Com apenas 1kg de alimento não perecível você assistirá o show de Bruno e Marrone no Parque de Eventos O Pinheirão. Ainda com a participação da Banda de Forró Namoro Novo, a festa começa às 21h.

Realização Governo Municipal de Missão Velha

SECOM – Secretaria de Comunicação.






Prefeitura lança Projeto Primeiro Passo
21.08.2009 às 17:37


Aconteceu, na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em 17 de agosto, a aula inaugural do projeto Primeiro Passo – Linha Bolsista no Complexo de Proteção. De acordo com a secretária de Assistência Social, Dalva Ribeiro, o projeto visa promover inclusão digital e a preparação para o mercado de trabalho com inclusão de 30% dos inscritos no mercado de trabalho local.



Também foram entregues fardamentos e materiais didáticos do Projeto Primeiro Passo Linha Bolsista. Cerca de 20 adolescentes, na faixa etária de 16 a 21 anos de idade, receberam pagamento de uma bolsa mensal de R$80,00 uma parceria do Governo Estadual e Municipal, com duração de 5 meses. O projeto possui módulos de áreas específicas, como alimentação, serviço, turismo e administração. A escolha varia conforme a escolha de cada um.



Para o prefeito de Missão Velha, Washington Fechine, uma das maiores vantagens do programa é a criação de oportunidades para os jovens de baixa renda. “É impotante fazer parcerias com o governo com a intenção de trazer o que existe de melhor para o nosso povo. Com mais qualificação esses bolsistas podem ser efetivados no trabalho, essa é uma forma de inclusão no mercado que está cada vez mais exigente”, explicou.







Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive