Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Estamos de olho e prontos para continuarmos na luta.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), anunciou ontem, no fim da tarde, em seu gabinete, a lista de 19 dos 57 pedidos de emancipação de distritos, encaminhados ao Legislativo desde o início do ano, que estão aptos a tramitar por terem conseguido preencher os requisitos exigidos pela Lei estadual seguirem em tramitação na Assembleia, após reunião dos deputados que compõem o referido colegiado. Já os demais distritos foram reprovados nos critérios de população, econômico-financeiro e infraestrutura.

No caso dos que foram rejeitados por falta de infraestrutura, Domingos disse que as pendências estavam na ausência de equipamentos comerciais, como exige a legislação. Eles ainda tiveram um prazo de 15 dias para que revissem a situação. Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, onde fica o porto com o mesmo nome, é um dos distritos que não preencheram o requisito da infraestrutura.

Segundo o presidente da Assembleia, os pareceres favoráveis aos 19 distritos deverão ser publicados na edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE), a fim de que os mesmos sejam lidos no plenário da Assembleia Legislativa, amanhã, e encaminhados às comissões técnicas para apreciação e, posteriormente, deliberação no plenário.

Decretos

Acontecendo tal processo, os pedidos são convertidos em decretos legislativos e encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE), para que este prepare os processos de plebiscitos dos distritos que querem se emancipar dos respectivos municípios, com o intuito de saber se as populações destas regiões são ou não favoráveis ao desmembramento.

"Após o plebiscito, o resultado é encaminhado à Assembleia e é convertido em projeto de Lei para a criação do novo Município, e, com a aprovação, segue para a sanção do governador", explicou o presidente da Comissão de Triagem, Elaboração de Projetos e Criação de Novos Municípios do Ceará, Luiz Carlos Mourão.

Indagado se, caso os plebiscitos para emancipações possam ser realizados ainda na eleição deste ano, quem irá pagar a conta, pois o TRE-CE apenas estima os gastos que terá que fazer para adaptar as urnas eletrônicas, Mourão explicou que o governador Cid Gomes (PSB) garantiu que, se a Assembleia Legislativa, precisar de crédito suplementar, o Executivo assim irá fazê-lo para o Legislativo.

Antes mesmo da definição sobre a realização dos plebiscitos, ainda há que ser decidida a questão da constitucionalidade ou não da Lei que permite a Assembleia criar novos municípios no Estado do Ceará.

O primeiro questionamento foi levantado pelo deputado Heitor Férrer (PDT), sob a alegação de que não há a Lei Complementar Federal determinada pela Constituição Federal para que os Estados possam ter competência de criar municípios.

Distritos

Ao todo, os 19 distritos que atenderam todos os requisitos (população, viabilidade econômica e infraestrutura) foram Jurema (Caucaia), Pajuçara (Maracanaú), Antônio Diogo (Redenção), Santa Tereza do Trici (Tauá), Mineirolândia (Pedra Branca), Ponta da Serra (Crato), Palestina (Mauriti), Santa Felícia (Acopiara), São João do Aruaru (Morada Nova), São Pedro do Norte (Jucás), Sucesso (Tamboril), Nova Floresta Feiticeiro (Jaguaribe), Itapebussu (Maranguape), Amanari (Maranguape), Juritianha (Acaraú), José de Alencar (Iguatu), Iguape (Aquiraz), Lisieux/Macarau (Santa Quitéria) e Parajuru (Beberibe).Estamos de olho e prontos para continuarmos na luta.
Share:

4 comentários:

  1. Recife, 26 de maio de 2010;

    Bom dia Isaias!

    No meu entendimento, não consigo entender, a não inclusão de Jamacaru, e demais distritos que pleiteam a emancipação, digo, os que não lista de avaliação, da Lei Estadual Cearense que cria municípios.

    Entendo tambem que, os critérios de avaliação do IBGE foram feridos pela citada Lei.
    Da avaliação do IBGE que, é um critério, que tem o mesmo peso de responsabilidade, das vindouras etapas do prcesso de emancipação.

    É bom todos(as) ficarem antenados, em ano eleitoreiro presidenciável. E ano de copa do mundo de futebol. Digo que, este ano de 2010, será um bom cardápio para políticos: sensacionalistas; oprtunistas; picaretas; demagogos; hipocritas; conservadores; burocratas; burgueses e todo tipo de político e politiqueiro fajuta, da nação corrupta brasileira.

    Entendo também que, se 57 distritos que foram avaliados e referendados responsavelmente pelo IBGE, no tocante a primeira etapa do pleito emancipativo. Digo, que os 19 distritos, que estão mais há frente dos outros, que eles tem o mesmo mérito dos demais, para serem encaminhados ao Legislativo Cearense, e consequentemente terem os seus espectivos plebíscitos distritais.

    Avalio que, a má vontade política ainda faz a diferença(negativa) e desgraça da humanidade. E que Jamacaru neste momento, está sendo vítima desta trama viciosa. Basta querer entender a ótica dos que se opôem ao processo de emancipação de Jamacaru. Se por acaso, houve algum equivoco na casa do Legislativo Cearense? que seja reparado! Se não houve nehum tipo de equivoco? que os prejudicadores do processo, de emancipação, de Jamacaru, que mostrem as suas caras para o povo jamacaruense!

    Sem mais para o momento.

    Do amigo Luiz Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado ao amigo Luiz Carlos pela visita, e de fato e de direito nós Jamacaruenses estamos de olho nesse políticos fingidos de democratas.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Isaias:
    É com lastimável pesar que recebemos a notícia de que Jamacaru não se enquadra nos parâmetros exigidos par que seja emancipado e, por isto, ficou de fora. Quem ver tantos outros municípios que existem por aí e que foram aprovados, causa-me pasmo! Resta a nós Jamacaruenses e aos políticos interessado neste pleito diligenciarmos no sentido de verificarmos se não houve falha na avaliação dos critérios exigidos. Não creio em traição de ninguém daí, até provas em contrários.
    Fiquemos de olho e vamos à luta. Tarísio Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE, LEITORES DO BLOG JAMACARU.BLOGSPOT.COM, GOSTARIA DE DIZER QUE O FATO DO NOSSO DISTRITO DE JAMACARU NÃO TER PASSADO PELAS EXIGÊNCIAS NÃO É POR CULPA DOS POLÍTICOS.
    A CULPA QUE JAMACARU NÃO ESTÁ APTA PARA REALIZAR O PLEBISCITO DEVE-SE AO ICMS, E O ICMS É RELATIVO AOS IMPOSTOS, ISSO QUER DIZER QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO DO PRÓPRIO DISTRITO DE JAMACARU ESTÁ INADIMPLENTE COM OS SEUS IMPOSTOS, E UM DOS FATORES QUE TAMBÉM CONTRIBUIU É QUE A MAIORIA DOS COMÉRCIOS DE JAMACARU, NÃO TEM SEU REGISTRO, CNPJ, EM JAMACARU, MAS SIM EM MISSÃO VELHA.
    QUERO DEIXAR BEM CLARO, QUE OS POLÍTICOS ESTÃO FAZENDO A SUA PARTE, MAS A POPULAÇÃO PRECISA AJUDAR. FIQUEM COM DEUS E ESTAREI SEMPRE TRABALHANDO COM VOCÊS.

    VISTITE O MEU BLOG, O BLOG DO VEREADOR BRENO LUCENA:
    http//vereadorbrenolucena.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive