Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Emancipar Jamacaru? Para quê? Para quem?


Semana passada, um senhor de nome Marciano e que mora na vizinha cidade Barbalha, comentou neste blog, de como está o clima político naquela cidade, ao mesmo tempo, como é um assíduo leitor do Jamacaru na net.com, alertou que os  pretensos a cargos políticos em Missão Velha,pudessem fazer o mesmo que estão fazendo os de Barbalha. Em Barbalha, disse ele, que já estão prometendo a reabertura da usina, depois de muito tempo fechada e, em Missão Velha como fazem de dois em dois anos, a velha promessa de emancipar Jamacaru.
Hoje estou escrevendo para dar minha opinião sobre este assunto.
Quem não sonha com sua independência? Quem não sonha em viver livre de fato e de direito? É...eu também sonho isto para o meu querido e amado Jamacaru. Jamacaru que nos últimos anos tem tido grandes avanços. Avanços estes que não foram conquistados à custas de políticos, foram conquistados  à custas de homens trabalhadores, de crediaristas, de homens que para garantir o sustento da família, têm que se ausentar de casa por vinte(20) dias. 
Sonho sim, com um Jamacaru independente de políticos corruptos, de políticos que só lembrem de seu povo em ano de eleição, de políticos que usem da política para o povo tão somente o povo de sua casa.
Sonho sim com a indepenência de Jamacaru, mas antes de qualquer coisa, sonho também com sua auto-sustentação.
NÃO QUERO PARA JAMACARU, O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM JAGUARIBARA, VEJA O QUE ESTÁ ACONTECENDO NESTA CIDADE:
A primeira cidade planejada do Ceará entra em colapso antes de completar uma década. Inaugurada em 2001, a nova Jaguaribara, atualmente com nove mil habitantes, surgiu à margem do Açude Castanhão para abrigar a população removida da velha Jaguaribara, encoberta pelas águas do maior reservatório público construído pelo Dnocs. A rede de iluminação urbana está sendo desligada, rua por rua, praça por praça, por falta de pagamento da energia consumida, enquanto o lixo tem recolhimento irregular.
Este fato representa uma pá de cal nas pretensões dos criadores de novos municípios como reserva de votos para eleições futuras. A Assembleia Legislativa guarda cerca de 30 propostas de transformação de distritos em municípios, dentre eles, Jamacaru. Porém a  aprovação,  dependente de uma lei complementar, cujo projeto se encontra empacado no Congresso Nacional..
Mesmo situada às margens do Rio Jaguaribe, a cidade apresentava lento crescimento, típico de uma economia agrícola familiar, dominada por processos arcaicos. Quando foi lançado o projeto da represa do Castanhão, surgiu um impasse decorrente da necessidade de seu deslocamento. O Estado assumiu os encargos dessa tarefa, prometendo construir uma cidade planejada para todos os seus habitantes daquela época e subsidiar sua manutenção até ela ser consolidada.
E JAMACARU? QUAIS BENEFÍCIOS DE NOSSA LOCALIZAÇÃO? QUE AVANÇOS TIVEMOS POR PARTE DOS POLÍTICOS? 
JAMACARU, JÁ TEVE DELEGACIA, HOJE RESTA APENAS UM POSTO QUE GRAÇAS A UM PADRE QUE VEIO DE BRASILIA, CONSEGUIU JUNTO AO COMANDO DESIGNAR ALGUNS POLICIAIS PARA CÁ.
JAMACARU, JÁ TEVE UMA AGÊNCIA DOS CORREIOS, E HOJE???? O POSTO QUE TÍNHAMOS, O PREFEITO DEIXOU FECHAR. ( fiquei sabendo que o prefeito não gosta que digam que foi ele o responsável pelo fechamento do posto dos correios em Jamacaru), ORA, MAS QUEM É O RESPONSÁVEL PELA PREFEITURA, SENÃO ELE??? SEI QUE O FECHAMENTO DO POSTO DOS CORREIOS  É DEVIDO A UMA(S) DÍVIDA(S) QUE VEM SE ARRASTANDO DE MANDATO EM MANDATO, DE PREFEITO EM PREFEITO, E QUE ESTA DÍVIDA É IGUAL A BOLA DE NEVE DOS FILMES: SÓ AUMENTA.
JAMACARU, JÁ TEVE UMA DAS MAIORES FEIRAS LIVRES, E HOJE??? E HOJE SÓ TEMOS LEMBRANÇA...TALVEZ PORQUE OS PREFEITOS DE MISSÃO VELHA SÃO DE JAMACARU, E ASSIM, ELES PREFERIRAM TRANSFERIR OS FEIRANTES PARA A SEDE.
Não quero um Jamacau emancipado que regrida, prefiro um distrito que tenha progresso.
Creio que o Brasil, deva seguir o exemplo da Itália: Roberto Calderoli,(ministro de Simplificação Normativa italiano) disse neste sábado que o Governo aprovou a eliminação de das províncias inferiores a 300 mil habitantes e 3 mil quilômetros quadrados de superfície. O País fará um censo ainda em 2011 para avaliar a população e a área de cada cidade.
A redução nas administrações públicas permitirá um corte de 54 mil assessores dos 140 mil empregados atualmente na Itália, afirmou Calderoli.
Pelo contrário, aqui no Brasil, até sítios se dependesse da vontade dos políticos se emancipariam, pois assim aumentaria o seu curral eleitoral.
O Brasil, como diz Bóris Casoy, é um a VERGONHA.


Share:

Um comentário:

  1. Extremamente pertinente sua colocação quanto às regressões de Jamacaru. Quando tinha condições não emancipou, agora que tudo gira em torno da sede vai emancipar? Essa questão é muito mais complexa que só construir uma prefeitura, uma câmara, e dizer que virou município. Tem que se pensar nas consequências diretas para o povo jamacaruense, que é o mais importante na estória.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive