Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ceará está com baixo estoque de sangue



O Cartório Alexandre Rolim realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Sistema Verdes Mares

Hoje se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. No Ceará, os números não são muito animadores. O estoque do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está baixo e sofreu queda de 30% a 50% somente no mês de novembro.

A fim de contribuir para o aumento das doações, o Cartório Alexandre Rolim, em parceria com o Sistema Verdes Mares, realiza campanha de doação de sangue em sua sede. O Sistema doou as camisetas da campanha, que estão sendo usadas pelos funcionários do cartório com o objetivo de chamar a atenção dos clientes.

Faixas e cartazes, além de os atendentes sensibilizarem os clientes para a doação de sangue, são as contribuições dadas pelo cartório para aumentar o número de doadores no Ceará. O cartório ainda se dispõe a levar as pessoas aos postos de coleta de sangue.

Segundo a tabeliã substituta, Alexandra Rolim, outras campanhas deverão ser realizadas pelo cartório Alexandre Rolim, em parceria com o Sistema Verdes Mares, inclusive, com a participação de todos os cartórios.

O Hemoce também vai realizar uma programação especial para atrair mais doadores. "Tínhamos uma média de 150 a 200 doadores por dia e esse número caiu para 100. Isso é preocupante", ressaltou a coordenadora da Captação de Doadores do centro, Najla Lima.

De janeiro a outubro, o Hemoce conseguiu 45.553 doações em Fortaleza, juntando a sede do Centro, a unidade móvel que percorre bairros da Capital e o posto de coleta do Instituto José Frota (IJF). Desses, cerca de 1% é de doadores fidelizados, aqueles que procuram um posto de coleta com frequência, número abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 2%.

Apenas na semana em que se comemora a Semana do Doador (de 23 a 28 de novembro), foram realizadas, em 2008, 1.348 coletas. Este ano, o Hemoce espera atingir 1.500 doações durante o mesmo período. A média mensal de doadores é de cinco mil, em Fortaleza, e de oito mil no Ceará.

Apesar de estar sempre em campanha, o Hemoce aposta nas datas comemorativas. No Dia do Doador, os que participam recebem homenagens e, em várias outras atividades, acontecem shows de humor, exposição de fotos e apresentação de coral. "As pessoas se guardam para doar nesta semana. Então, nós aproveitamos para chamar a atenção da população para comparecer e doar sangue", ressaltou a coordenadora. Para Najla, o que falta é as pessoas encararem a doação de sangue como um exercício de cidadania e responsabilidade social.

Segundo a coordenadora, a conscientização é um trabalho lento que precisa começar nas escolas. "Há pouca informação e muitos mitos. Por isso, precisamos realizar um trabalho educativo e esclarecer todas as dúvidas", finalizou.

Para ser um doador, são necessários: ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e estar alimentado. O Hemoce recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados, das 8h às 16h.

Fique por dentro
Doar e receber

Os tipos de sangue mais procurados são os de fator Rh negativo. Apenas 9% dos brasileiros apresentam esse tipo de sangue. Portanto, são os mais difíceis de encontrar. Segundo o Hemoce, as pessoas que possuem o sangue do tipo "O" negativo são doadoras universais. Já quem possui o grupo sanguíneo AB positivo é receptor universal. Quem não pode doar de jeito nenhum são as pessoas que tiveram Hepatite após os dez anos de idade ou apresentam evidências de doenças transmissíveis pelo sangue - além das Hepatites tipos B e C - como Aids (vírus HIV); doenças associadas aos vírus HTLV I e II ; doença de chagas e malária, além do uso de drogas ilícitas injetáveis. A orientação é da OMS.


LINA MOSCOSO
REPÓRTER
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive