Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inclusão digital em debate

Semana busca trabalhar um meio qualitativo de promover o acesso das pessoas aos recursos da informática

Russas. O Brasil ultrapassou o número de 37 milhões de usuários de internet via computador. Se forem somados aos que navegam na rede pelo telefone celular, chega-se aos 68 milhões, de acordo com pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Apesar dos números, o Brasil ainda enfrenta o problema do acesso democrático à tecnologia da informática.

Evento inédito na região jaguaribana, a I Semana de Inclusão Digital de Russas segue até sexta-feira. Promovida pela Prefeitura de Russas, a Semana reúne centenas de estudantes, pesquisadores e comunidades de bairro em oficinas, palestras, mini-cursos e atividades culturais para promover o conhecimento digital para além do acesso.

O lema é inclusão social por meio da inclusão digital. Entre possibilitar acesso ao computador e proporcionar a utilização correta e completa desse meio há uma distância. Uma coisa é, mesmo não tendo computador, ingressar com baixo custo em uma lan house para acessar a internet para bate-papo nas redes de socialização ou para acessar jogos virtuais. Outra é utilizar os recursos do computador para produzir programas, sites, fazer pesquisas, publicar informações em blogs e tirar proveito do conhecimento e recursos que podem ser adquiridos na rede mundial de computadores para gerar cultura e renda.

A I Semana de Inclusão Digital de Russas faz parte do Projeto Ação Digital, que já capacita estudantes e professores no município. No evento atuam professores e alunos de graduação em Ciências da Computação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), instituição conhecida pela larga experiência na área de inclusão digital.

Programação
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Russas oferece durante toda a semana 12 mini-cursos, tratando desde o conhecimento de softwares livres e construção de sites à introdução ao braile virtual. Serão ofertadas oito palestras, dentre as quais com o tema "Inclusão Digital para Inclusão Social", com a mestranda em Ciências da Computação da Uern, Ceres Germana. A Semana também conta com o desenvolvimento de três oficinas, com destaque para a oficina de "Metarreciclagem com Lixo Tecnológico" (que consiste em confeccionar utensílios a partir de peças de eletroeletrônicos).

A programação contará ainda com exibição de projetos, discussão em mesa-redonda, gincanas culturais e exibição de filmes que tenham temática tecnológica. "A inserção da informática na educação é um desafio. Os educadores já perceberam que o computador não irá ocupar seu espaço ou substituí-lo, fazendo com que perca o emprego. Sabem que é necessário usar as novas tecnologias da informação e comunicação como recurso facilitador da sua prática pedagógica. No entanto, há uma grande deficiência por parte dos professores no manuseio dos equipamentos e receio de usá-los. A oferta de cursos de capacitação e instalação de laboratórios de informática nas escolas contribuíram para a inclusão social e construcionista nas escolas", explica João Paulo de Oliveira, bacharel em Ciências da Computação (Uern) e coordenador da Semana.

MAIS INFORMAÇÕES

Semana de Inclusão Digital (Semid) no município de Russas
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive