Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

SERÁ MESMO QUE VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA?

Diz o dicionário: "DEMOCRACIA: regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos...". Mas será se a política é realmente exercida pelo povo? Vejamos.
O voto é obrigatório. Portanto não é um direito, é uma obrigação.
É proibido beber no dia das eleições. Portanto o cidadão não tem liberdade de decidir sobre sua vida nessa ocasião.
O povo não tem nenhum mecanismo de combate à corrupção, que é exercida pelos seus próprios representantes mas não com interesses populares, e sim particulares.
Temos 27 partidos diferentes mas não temos 27 ideologias políticas diferentes. Ainda assim, com tantos partidos, por que não aparecem nem 10 candidatos à Presidência da República? Essa gama de partidos reflete um interesse popular ou pessoal dos políticos?
O legislativo fiscaliza o executivo, e quem fiscaliza o legislativo? O Ministério Público? Este órgão já tem atribuições demais e enfrenta a super-lotação de processos na Justiça. O TCM? Os pareceres deste órgão nem servem para embasar o próprio legislativo nas suas decisões quanto às contas do executivo. A população em geral? Não há qualquer incentivo por parte do poder público em facilitar a participação popular nos seus assuntos políticos.
Curiosamente, quando converso com pessoas de mais idade, que passaram pela ditadura militar. muitos sentem-se saudosos daquela época. Não estou dizendo aqui que a ditadura foi boa, mas teve sim seu lado bom mas também seu lado horrível. Apenas cito que pessoas de bem relatam que se sentiam mais seguras naquela que nesta época.
Mas para os saudosos da ditadura militar, talvez haja um alento: a ditadura Ptista está querendo se implantar no Brasil. O partido e seus candidatos gostariam que a oposição apanhasse nas urnas e nas ruas. Nas urnas já apanhou. Só falta nas ruas...
Esse mesmo governo Ptista está quase conseguindo controlar a imprensa, como nos velhos tempos. Depois disso virão a tortura e a repressão.
Falta pouco mas a ditadura mascarada do PT logo vencerá, seguindo assim o exemplo do "companheiro" Hugo Chavez. Aí é que a democracia (ou pseudo-democracia) vai pro brejo...
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive