Una Educación de calidad, hace cambiar el mundo.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O direito é para todos



Tramita na Câmara Municipal de Missão Velha, um Parecer Jurídico emitido obviamente pelo Assessor Jurídico daquela Casa Legislativa, que trata da não transmissão das sessões durante a campanha eleitoral pelas rádios comunitárias Jamacaru FM e Transcariri FM.
Diz o Parecer Jurídico: “Sabe-se que a ANATEL, ao conceder o direito de difusão em sentido comunitário, veda qualquer vínculo de remuneração, sendo inadmissíveis divulgações que impliquem em situação político-partidária.
A Lei nº 9.504/97, precisamente no seu artigo 45, incisos I e VI, proíbe taxativamente as emissoras de rádio e televisão, mormente as comunitárias, à transmissão ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisas, ou qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manifestação de dados relativos a partidos ou coligações políticas”.
Logicamente, esta decisão não agradou a todos os vereadores e, como as redes sociais são a bola da vez nas eleições de 2012, por ter um baixo custo e ter uma grande abrangência, é que se gerou este debate sobre a decisão da não transmissão das sessões.
A decisão divide as opiniões. Sim, porque há quem tenha interesse em um discurso a partir de agora mais acalorado e há aqueles que talvez não estejam preparados para rebater críticas, até mesmo porque o povo já está cansado de tanta picuinha política. Vale aqui ressaltar, que o Art. 45 da Lei 9.504/97 não deixa nenhuma dúvida.
Às veze por desconhecimento, ou por preguiça de ler, esquecemos muitas vezes de pesquisar antes de emitir uma opinião. Talvez isto explique alguns comentários sem fundamentos. E você, independente do que diz a lei, é a favor da transmissão das sessões ou contra? Se você é a favor, e os outros candidatos a vereador que não podem usar a tribuna da Câmara? Se você é a favor, é bom lembrar que apenas alguns irão usufruir desse direito. E o direito não seria pra todos?
Share:

Um comentário:

  1. Conheço o Assessor Jurídico da Câmara Municipal e sou um profundo admirador de sua idoneidade, lisura e competência no uso de suas atribuições como advogado. Sabemos que a Lei tem o que chamamos de brecha. Não julgando, mas ao que parece, algumas vezes as interpretações judiciais, pesam sempre em favor de quem tem mais. Neste caso, sou a favor de que não seja transmitidas as sessões pelas citadas rádios, uma vez que apenas uns irão se beneficiar destas transmissões. Afinal de contas, as sessões acontecem para deliberar assuntos pertinentes e de interesse de todos, e acredito que este Parecer venha coibir a prática possível de uma politicagem, esquecendo-se assim do seu verdadeiro papel: fiscalizar e legislar. Fiquemos todos atentos.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Se desejar, pode-nos deixar: críticas, sugestões e elogios. Quer divulgar? Basta entrar em contato através do e-mail: isaiasrodrigues@alu.ufc.br
Comentários anônimos, passarão por uma avaliação.
Uma boa leitura.

Seja bem vindo.

BTemplates.com

Postagem em destaque

Lutando por melhorias no Bairro Novo Milênio

  O Vereador Eduardo Honorato solicitou em caráter de urgência o calçamento de diversas ruas no Bairro Novo Milênio bem como atendendo à sol...

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

Ads 468x60px

Featured Posts

Sample text

Teste Teste Teste

Sample Text

Seguidores

Social Icons

Labels

Blog Archive